EU-South American School on Global Governance discute os desafios da Corte Internacional de Justiça

O curso, financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa Erasmus+, recebeu 949 candidaturas de onze nacionalidades distintas e de todos os estados da federação e Distrito Federal.
Direito
03 Outubro 2022
EU-South American School on Global Governance discute os desafios da Corte Internacional de Justiça

No dia 13 de setembro, o professor Achilles Skordas, pesquisador do Max Planck Institute for Comparative Public Law and International Law e professor na University of Bristol palestrou sobre o tema "International Dispute Settlement and the Preservation of Peace: The role of the International Court of Justice in the 21st Century" (Solução internacional de controvérsias e preservação da paz: o papel da corte internacional de justiça no século XXI) na nova edição da EU South American School on Global Governance, do Centro de Excelência Jean Monnet da FGV, coordenado pela professora Paula Wojcikiewicz Almeida.

O curso, financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa Erasmus+, recebeu 949 candidaturas de onze nacionalidades distintas e de todos os estados da federação e Distrito Federal. Foram selecionados 69 estudantes de diferentes áreas, de graduação e pós-graduação, de mais de 35 instituições de ensino, nacionais e internacionais.

Cada edição do curso tem a duração de um semestre e é ministrada pela da Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio) e transmitida virtualmente para alunos de fora da cidade do Rio de Janeiro. Nos últimos três anos de curso, 101 aulas já foram ministradas, totalizando aproximadamente 150 horas/aula. Durante este período, 5.949 candidaturas foram recebidas.

Além da participação dos docentes da FGV Direito Rio, destaca-se o envolvimento de acadêmicos e especialistas de alto nível de instituições parceiras nacionais e internacionais, de países como Bélgica, Itália, Holanda, França e Reino Unido, além do Parlamento Europeu. Outros departamentos da FGV também estão envolvidos no projeto, como a Escola de Direito de São Paulo, a Escola de Relações Internacionais (FGV RI) e o Núcleo de Prospecção e Inteligência Internacional (FGV NPII). Mais de 80 professores e professoras participam do curso, dos quais vinte de instituições internacionais.

Na aula de apresentação, no dia 10 de agosto, a Professora Paula Wojcikiewicz Almeida apresentou brevemente a trajetória de projetos Jean Monnet, financiados pela Comissão Europeia, na FGV Direito Rio, desde o ano de 2010, que culminou com a mais alta titulação de Centro de Excelência.

A presente edição conta com a participação de reconhecidos professores do Brasil e do exterior, como Jan Wouters (Katholieke Universiteit Leuven), Rafael Zelesco (Escola de Guerra Naval RJ), Monique Sochaczewski Goldfeld (GEPOL), Achilles Skordas (Max Planck Institute for Comparative Public Law and International Law, Heidelberg), Raphael Vasconcelos (Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), Fulvio Maria Palombino (University of Naples Federico II), Ely Caetano Xavier (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), Senhor Embaixador Ignacio Ybañez Rubio (Embaixador da União Europeia no Brasil), Anne Weyembergh and Ramona Coman (Université Libre de Bruxelles), Andrea Hoffmann (Puc-Rio), Anne Weyembergh and Ramona Coman (Université Libre de Bruxelles).

Para obter mais informações, acesse o site.

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.