Evento apresenta programa que estimula pesquisa e inovação pública no ensino da Matemática no Ceará

Jorge Lira (UFC) vai apresentar as ideias e ações principais do Programa Cientista-Chefe em Educação Básica, iniciativa que alia universidades, fundação de amparo à pesquisa e secretarias de educação no Estado do Ceará
Matemática Aplicada
12 Novembro 2019
Evento apresenta programa que estimula pesquisa e inovação pública no ensino da Matemática no Ceará

A Escola de Matemática Aplicada (FGV EMAp) realiza, no dia 14 de novembro, o seminário “Programa Cientista-Chefe em Educação Básica do Estado do Ceará: Pesquisa e Inovação Pública no Ensino de Matemática”. O evento contará com participação do professor Jorge Lira (Universidade Federal do Ceará – UFC) e será realizado no auditório 537 da Sede FGV (Praia de Botafogo, 190. Botafogo, Rio de Janeiro), às 16h.

No evento, o convidado vai apresentar as ideias e ações principais do Programa Cientista-Chefe em Educação Básica, iniciativa que alia universidades, fundação de amparo à pesquisa e secretarias de educação no Estado do Ceará. O programa envolve uma equipe multidisciplinar em projetos e políticas públicas para o ensino de Matemática e Ciências. Jorge Lira vai mostrar de que modo, partindo de evidências das avaliações educacionais, tem se estruturado uma abordagem sistêmica para a melhoria da proficiência em Matemática, integrando currículo, avaliação, formação e material estruturado.

Jorge Lira é professor titular do Departamento de Matemática da UFC, por onde obteve o título de Doutor em Matemática. Realizou diversos estágios como professor visitante em Stanford (EUA), Université Paris VII (França), Hausdorff Institute (Alemanha) e Universitá di Milano (Itália), dentre outras. Coordena projetos internacionais como CAPES/COFECUB com universidades francesas e é Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC. É o Cientista-Chefe em Educação Básica no Estado do Ceará (UFC/FUNCAP/SEDUC), coordenando projetos de avaliação, acompanhamento e proposição de políticas públicas educacionais no estado e nos municípios de Fortaleza e Sobral.

Para mais informações sobre o evento, acesse o site.