Evento em Brasília marca lançamento de livro sobre Habeas Corpus Coletivo para mães presas

Na ocasião, a professora Eloísa Machado debateu os avanços promovidos pelo primeiro habeas corpus coletivo da história do STF, que reconheceu a importância do Marco Legal da Primeira Infância e beneficiou milhares de mulheres gestantes ou mães que se encontravam presas e separadas de seus filhos.
12 Abril 2019

Eloísa Machado de Almeida, professora de Direito Constitucional da Escola de Direito de São Paulo (FGV Direito SP), participou de conferência com o ministro Ricardo Lewandowski na Casa ONU, em Brasília. O evento, realizado no dia 9 de abril, marcou o lançamento do livro "Pela Liberdade: a história do habeas corpus coletivo para mães e crianças".

O evento, realizado pelo Instituto Alana e pelo Coletivo de Advocacia em Direitos Humanos CADHu, debateu os avanços promovidos pelo primeiro habeas corpus coletivo da história do Supremo Tribunal Federal, o HC 143.641, que reconheceu a importância do Marco Legal da Primeira Infância e beneficiou milhares de mulheres gestantes ou mães que se encontravam presas e separadas de seus filhos.

A professora Eloisa Machado, que também foi uma das advogadas responsável pelo habeas corpus, reafirmou que “este livro concretiza uma das experiências mais relevantes em direitos humanos nos últimos anos. Contar a história desse habeas corpus coletivo nos permite entender o direito como prática emancipatória e a força que a sociedade civil tem para promoção e realização dos direitos humanos”.

A íntegra do livro está disponível para leitura no site.