Evento debate formação de professores na educação infantil
Institucional
03 Maio 2018

Evento debate formação de professores na educação infantil

O evento abordará os elementos necessários para a implementação de uma Educação Infantil de qualidade, à luz dos direitos de aprendizagem estabelecidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como os componentes de uma formação docente efetiva nesse contexto.

O Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE), com o apoio da Fundação Itaú Social e da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, realiza, no dia 9 de maio, às 13h, o seminário “A Formação de Professores na Educação Infantil”, no Centro Cultural FGV, no Rio de Janeiro. O evento abordará os elementos necessários para a implementação de uma Educação Infantil de qualidade, à luz dos direitos de aprendizagem estabelecidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como os componentes de uma formação docente efetiva nesse contexto.

No primeiro painel do seminário, serão abordadas formas de como garantir os direitos de aprendizagem da Educação Infantil previstos na BNCC nas creches e pré-escolas, e terá como debatedores a coordenadora Geral de Educação Infantil do MEC, Carolina Velho, e as professoras Maria Malta Campos da Fundação Carlos Chagas, Monica Samia, da Avante Educação, e Audaci de Lima Silva, da creche Escola Municipal Quinze de Novembro, em Camaragibe (PE). 

Já no segundo painel, as debatedoras Claudia Costin, diretora do CEIPE, Claudia Lagos, professora da Universidad Diego Portales, e Marisa Ferreira, professora do Instituto Vera Cruz, discutirão os elementos de uma formação de professores efetiva na Educação Infantil.

Por fim, a professora Linda Darling-Hammond, da Universidade de Stanford, na Califórnia, fará a palestra de fechamento do seminário sobre o tema “A formação de professores e a transição da educação infantil para o ensino fundamental”. Na ocasião, será lançada a parceria entre o CEIPE e o Learning Policy Institute (LPI), presidido pela professora Linda Darling-Hammond, começando pela divulgação de quatro policy briefs do LPI que foram traduzidos e contextualizados para a realidade brasileira.

Para conferir a programação completa e realizar sua inscrição, acesse o site.