Evento debate potencial impacto da tecnologia de Blockchain na sociedade

Leonardo Paz (NPIl) falou sobre o potencial da tecnologia blockchain para reforçar ações de interesse público, que reside no que ela pode conferir, em suas aplicações, maiores níveis de transparência, confiança e privacidade; elementos indispensáveis à visão moderna de cidadania.
Políticas Públicas
29 Novembro 2018
Evento debate potencial impacto da tecnologia de Blockchain na sociedade

O pesquisador do Núcleo de Prospecção e Inteligência Internacional (FGV NPII), Leonardo Paz, participou, no dia 3 de Novembro, do painel de debate “Tecnologia Blockchain e Interesse Público”, realizado durante o Festival de Cultura Digital - Hacktudo 2018, realizado na Cidade das Artes, no Rio de janeiro.

O painel, que também contou com a participação de Vinícius Córdova (QR Capital), Débora Albu (ITS Rio) e Gabriel Aleixo (ITS Rio), falou sobre o potencial da tecnologia blockchain para reforçar ações de interesse público, que reside no que ela pode conferir, em suas aplicações, maiores níveis de transparência, confiança e privacidade; elementos indispensáveis à visão moderna de cidadania.

A mesa também falou sobre a impossibilidade de violação ou alteração dos registros, a sua natureza pública mas anônima e sua descentralização inerente, que tornam a blockchain numa poderosa ferramenta para adoção por parte dos serviços públicos e outras organizações.

O Hacktudo é um festival de cultura digital que abrange experiências educacionais capacitadoras, paineis, workshops, oficinas, corrida de drones, batalhas de robôs, exposições, dentre outras atrações. A iniciativa visa apoiar e disseminar o debate sobre tecnologia e ambiente digital.