Evento na DIREITO GV debate o combate a crimes internacionais

11 Agosto 2011

A DIREITO GV divulgou na última terça-feira, dia 9, parte da pesquisa ?Regime Transnacional anticorrupção em ação: estudos de caso na Argentina e no Brasil?, em evento homônimo. A pesquisa é realizada pela professora Maíra Rocha Machado, da DIREITO GV, e pelos professores Kevin Davis, da New York University, e Guillermo Jorge, da Universidade de Sán Andrés, na Argentina. O trabalho buscou o entendimento, por meio de estudos de caso, como ocorre a cooperação dos 3 países referente a grandes casos de pesquisas internacionais e a relação dos institutos internacionais com os órgãos nacionais. Os casos estudados foram o pagamento de propina a funcionários públicos argentinos, feitos pela Siemens, com o objetivo de se conseguir a produção de carteiras de identidade, e a transferência de recursos obtidos para o exterior pelo juiz Nicolau dos Santos Neto, no caso da construção da sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em São Paulo. A pesquisa parte da hipótese de que há uma complementaridade entre os institutos estrangeiros e os nacionais em relação ao combate dessas práticas e considera as premissas de que as instituições estrangeiras podem fornecer recursos valiosos para fortalecer a atuação dos órgãos nacionais no combate aos grandes casos de corrupção.