Evento discute os conceitos tecnológicos da web 2.0 e metaverso

O objetivo do encontro é ir além do debate quanto ao modo como o sistema atual acomoda a tributação de eventos Web3 e mostrar um olhar para o futuro.
Direito
26 Setembro 2022
Evento discute os conceitos tecnológicos da web 2.0 e metaverso

O Grupo de Pesquisa da Tributação no Ambiente Digital da Escola de Direito de São Paulo (FGV Direito SP) realizará o evento “Da Web 2.0 ao Metaverso: quais os conceitos tecnológicos implicados?” O evento será realizado no dia 29 de setembro, às 8h no Auditório FGV Direito SP (Rua Rocha, 233, 2º subsolo. Bela Vista, São Paulo/SP).

O objetivo do encontro é ir além do debate quanto ao modo como o sistema atual acomoda a tributação de eventos Web3 e mostrar um olhar para o futuro, com o intuito de levantar questionamentos relativos a possíveis melhorias a serem implementadas em nosso ordenamento jurídico e que se prestariam a tornar o Brasil um polo tecnológico Web3.

Vale ressaltar que o chamado “mundo Web3” vem ocupando o centro dos holofotes nos últimos tempos. Operações com criptoativos, mineração, staking, NFTs, dentre outros tantos fenômenos, criam desafios à incidência tributária que, invariavelmente, terão de ser enfrentados pelo Fisco e pelo contribuinte. A dificuldade de identificação e, em alguns casos, a total ausência de fonte de produção ou de pagamento levam ao questionamento quanto à suficiência das bases do sistema tributário atual para englobar referidos fenômenos. Com o advento daquilo que comumente se denomina metaverso, mais dúvidas se apresentam no horizonte.

Para se inscrever no evento, acesse o link.

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.