Evento discute políticas de compliance, combate à corrupção e prevenção a desastres ambientais

Objetivo do seminário é debater os diversos aspectos da atividade econômica de mineração, os seus riscos e os mecanismos capazes de evitá-los ou minimizá-los.
Direito
17 Maio 2019
Evento discute políticas de compliance, combate à corrupção e prevenção a desastres ambientais

A Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio), o Ministério Púbico Federal (MPF) e a Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC) realizam, nos dias 23 e 24 de maio, a partir das 9h, o seminário “Compliance e Combate à Corrupção - Políticas de Prevenção a Desastres Ambientais”. O evento será realizado na ESDHC, em Belo Horizonete (Rua Álvares Maciel, 628. Santa Efigênia. Belo Horizonte/MG).

O objetivo do seminário é debater os diversos aspectos da atividade econômica de mineração, os seus riscos e os mecanismos capazes de evitá-los ou minimizá-los. A abertura do evento vai contar com a participação de José Adércio Leite Sampaio (Coordenador da Força Tarefa Rio Doce do MPF), do professor Oscar Vilhena (Diretor FGV Direito SP), de Kiwonghi Bizawu (Escola Superior Dom Helder Câmara) e Nívio de Freitas Silva Filho (Coordenador da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF).

Na sequência terá início o painel “Integridade na Administração Pública”, com participação de Franclim Jorge Sobral de Brito (Reitor da EMGE; Professor ESDHC), Floriano de Azevedo Marques Neto (USP), Patrícia Sampaio (FGV Direito Rio), João Carlos Figueiredo (CGU). O segundo painel vai discutir “Compliance, mineração e meio ambiente” por Beatriz Costa (ESDHC), Rômulo Silveira da Rocha Sampaio (FGV Direito Rio), Raquel Filgueiras Varoni (Advogada no Grupo Verde Ghaia) e Ana Luiza Garcia Campos (Universidade Federal de Lavras).

Ainda no primeiro dia será realizada a oficina “Responsabilidade Social Corporativa, due diligence e prevenção”, que será ministrada por Emir Calluf Filho (CCO, J&F), Marlon Jabbur (Sócio da área forense, E&Y) e Felipe Saboya (Gerente Executiva Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social).

Já no segundo dia do evento terá lugar o painel “Compliance fora da gaveta: panorama da implementação de programas de integridade no Brasil e lições do mundo”, com participação de Antônio Maristrello Porto (vice-diretor da FGV Direito Rio), Jay Darden (advogado escritório de Washington Paul Hastings, LLP), Luis Wielewicki (Sampaio Ferraz Advogados), Igor Tamasauskas (Bottini & Tamasauskas Advogados) e Cláudia Sanen (Transparência Internacional Brasil).

Para encerrar o seminário será realizada a oficina “Compliance e Ética: Indicadores, Governança e Monitoramento”, com participação de Mário Engler (FGV Direito SP), Ana Luiza Aranha (FGV-EESP e Transparência Internacional Brasil) e Glaucia Terreo (Diretora - Ponto Focal do Global Reporting Initiative no Brasil).

Para mais informações e inscrições, acesse o site.