Evento discute preservação do patrimônio cultural e arquitetônico de Mato Grosso
O encontro será realizado em Cuiabá (MT) e conta com uma programação gratuita de apresentações culturais, palestras e mesas-redondas
O primeiro Fórum do Patrimônio Mato-Grossense será realizado nos 11 e 12 de novembro, no Teatro do Sesc Arsenal, em Cuiabá, Mato Grosso. Realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT), o evento reúne arquitetos, especialistas e importantes nomes do setor. Gratuito e aberto ao público, contará com apresentações culturais, palestras e mesas-redondas. Com uma programação dividida em três eixos, o Fórum abordará temas como Patrimônio arquitetônico: Práticas de projeto e execução; Formação de políticas públicas e parcerias nas áreas de patrimônio; e Memória e salvaguarda dos patrimônios materiais, imateriais e arqueologia.
Arquitetos, engenheiros, especialistas e importantes profissionais do setor estarão reunidos para compor as dez palestras e quatro mesas-redondas do encontro. Entre os confirmados estarão as arquitetas envolvidas no projeto de Revitalização do Centro Histórico de Diamantino, Isabel Ballesté, Maria Regina Pontin de Mattos, Priscila Waldow e Francyla Bousquet. Também estarão o diretor do Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (CECI), Jorge Tinoco, de Pernambuco; Jeanne Crespo, diretora do Centro Nacional de Arqueologia do IPHAN, de Brasília; a professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da FAET/UFMT Luciana Pelaes Mascaro e Susana Hirooka, coordenadora técnica do Museu de História Natural de Mato Grosso.
Práticas e abordagens envolvidas na preservação do patrimônio arquitetônico serão assuntos tratados no Fórum. O público também poderá participar de painéis sobre integração de políticas públicas, parcerias público-privadas (PPPs) e a participação comunitária na garantia da preservação efetiva do patrimônio cultural; além da influência estrangeira na arquitetura cuiabana.
O conselheiro estadual do CAU/MT, Rafael Leandro Rodrigues, convida a todos os profissionais, estudantes, gestores municipais e estaduais, e representantes de órgãos e instituições que lidam com Patrimônio Histórico e Cultural no Mato Grosso para participarem do evento. “É uma oportunidade de trocar experiências, aprender e também de valorizar o patrimônio do nosso estado, que é muito rico”, enfatiza Rodrigues.
A iniciativa conta com o apoio da Fundação Getulio Vargas (FGV), Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel), Instituto Homem Brasileiro (IHB) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Para mais informações e inscrições, acesse o site.
Leia também