Evento internacional em parceria com o TSE explora desafios eleitorais
Seminário, que contará com a participação do presidente Alexandre de Moraes e da Ministra Cármen Lúcia, que assume a Corte em junho, será no fim de maio e inscrições já estão abertas.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Escola de Comunicação, Mídia e Informação (FGV ECMI) realizam o “Seminário Internacional – Inteligência Artificial, Democracia e Eleições”, reunindo ministros, autoridades, representantes de redes sociais, acadêmicos e especialistas nacionais e internacionais. Aberto ao público, o evento será realizado nos dias 21 e 22 de maio, às 9h, em Brasília. O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, e a futura presidente do tribunal eleitoral, ministra Cármen Lúcia, que assume em junho, devem falar sobre os impactos da inteligência artificial nas eleições e sobre os desafios da democracia no século XXI.
O seminário, que conta com o apoio da Delegação da União Europeia no Brasil, da Escola Judiciária Eleitoral do TSE (EJE/TSE) e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), vai debater o efeito das fake news no processo eleitoral e a influência que a desinformação exerce no voto da eleitora e do eleitor.
Além disso, o evento busca fomentar a troca de experiências e a compreensão das considerações éticas, políticas e sociais envolvendo a inteligência artificial, ouvindo parceiros como a Democracy Reporting International (DRI), a Agência Lupa, a FGV Direito Rio e a Embaixada da Alemanha Brasília.
Convidados
No evento, o presidente do TSE, ministros da Corte, especialistas e autoridades vão avaliar e discutir estratégias de enfrentamento do fenômeno da desinformação na esfera eleitoral. Além do ministro Alexandre de Moraes e da ministra Cármen Lúcia, o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Raul Araújo; as ministras Isabel Gallotti e Edilene Lôbo; e os ministros Nunes Marques, André Ramos Tavares e Floriano de Azevedo Marques.
Entre os convidados, estão Marco Ruediger, sociólogo e diretor da Escola de Comunicação da FGV; Marian Schuegraf, embaixadora da União Europeia no Brasil; Kevin Casas-Zamora, secretário-geral da Idea Internacional; Lilian Cintra de Melo, secretária de Direitos Digitais do Ministério da Justiça e Segurança Pública; e Dragos Tudorache, membro do parlamento da União Europeia e correlator do IA Act.
Todos os participantes do evento receberão certificado.
Local:
Auditório 1, edifício Tribunal Superior Eleitoral, Saf Sul Qd. 7 Lotes 1 E 2, andar Subsolo, 1, TSE, Brasília-DF
Para realizar a sua inscrição, acesse o site.
Leia também