Evento online debate desafios da educação no Brasil no contexto pós-pandemia

O debate buscará discutir a trajetória da coordenação federativa na educação e as mudanças recentes na coordenação nacional.
Políticas Públicas
05 Outubro 2021
Evento online debate desafios da educação no Brasil no contexto pós-pandemia

A Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGV EPPG) realizará um webinar, dia 6 de outubro, às 18h, no canal da FGV no Youtube, com o tema “Desafios futuros da educação no Brasil no pós-pandemia”. O debate buscará discutir a trajetória da coordenação federativa na educação e as mudanças recentes na coordenação nacional, assim como seus efeitos nas políticas educacionais subnacionais, particularmente na adoção do ensino remoto e de estratégias para combater desigualdades educacionais, buscando contribuir para a construção de uma agenda futura.

A ausência de coordenação nacional não ficou restrita à política de saúde durante a pandemia da Covid-19, mas teve efeitos em outras políticas, como na educação. Em um país desigual, como o Brasil, a ausência de coordenação nacional combinada a uma trajetória altamente descentralizada produziu grandes heterogeneidades nas respostas dos governos subnacionais nessa política, reforçando desigualdades de acesso e de qualidade.

Além disso, os participantes também irão repercutir a formação de uma agenda de políticas com vistas à mitigação dos efeitos da pandemia na área de educação e à criação de novas políticas para o contexto pós-pandemia, as políticas educacionais subnacionais, particularmente a adoção do ensino remoto, e de estratégias para combater desigualdades educacionais.

Os palestrantes serão: Ivan Gontijo, coordenador de Políticas Educacionais no Todos Pela Educação; Catarina Ianni Segatto, professora do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do ABC e analista de Informação do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC); Fernando Luiz Abrucio, coordenador da área de Educação do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da FGV.

A moderação será de Lizandro Lui, professor da FGV EPPG.

Para se inscrever no evento acesse o link.