Evento online debate papel do Estado na Economia

21 Outubro 2020
Evento online debate papel do Estado na Economia

A pandemia do coronavírus expôs o tamanho da desigualdade no Brasil e obrigou o governo a mudar sua agenda ao reconhecer a importância dos programas sociais para os mais vulneráveis e incluir na pauta o debate sobre a continuidade das políticas emergenciais. Porém, o aporte mensal do repasse para programas como Bolsa Família e para o Auxílio Emergencial mostrou-se insustentável a longo prazo, principalmente se observado o alto endividamento público do País. A discussão sobre qual deve ser O Papel do Estado na Economia é o tema da edição deste mês do webinar que o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) e a Folha de S. Paulo realizam. O encontro virtual gratuito acontecerá dia 22 de outubro, das 10h às 11h30, nos canais do YouTube e do LinkedIn da FGV e no canal do YouTube da Folha.

Para o evento, o FGV IBRE contará com a participação de dois de seus pesquisadores associados, Nelson Barbosa e Samuel Pessôa, além de Fernando Canzian, repórter especial da Folha que irá moderar o evento.

Assim como no Brasil, a crise sanitária fez com que a atividade econômica em todo o mundo despencasse, obrigando os países a injetar recursos para preservação da renda, de empresas e empregos. A delicada situação fiscal brasileira, que já suscitava debate sobre a necessidade de reformas, agrava a condição do País. Além disso, existe preocupação em relação à retomada de crescimento da economia com o término do auxílio. Por isso o governo aposta em alternativas como o programa Renda Cidadã, cuja aprovação pode esbarrar no calendário eleitoral e na regra de teto dos gastos.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site.