Evento online marca lançamento do livro ‘Candidatas em Jogo’

A obra retrata como as regras formais e informais do jogo político-eleitoral impactam na inserção de mulheres na política institucional no país
12 Novembro 2020
Evento online marca lançamento do livro ‘Candidatas em Jogo’

A Coordenadoria de Pesquisa Jurídica Aplicada (CPJA) da Escola de Direito de São Paulo (FGV Direito SP) lançará o livro “Candidatas em Jogo”, em webinar gratuito na sexta-feira, 13 de novembro. O evento será transmitido pelo canal da FGV no Youtube a partir das 13h30.

Para compreender quais os motivos das mulheres ainda serem minoria nas Casas Legislativas brasileiras, a CPJA da FGV Direito SP fez uma pesquisa para identificar como as regras formais e informais do jogo político-eleitoral impactam na inserção de mulheres na política institucional no país. Finalizada neste ano, a pesquisa “Democracia e Representação nas Eleições de 2018: campanhas eleitorais, financiamento e diversidade de gênero”, realizada pela FGV Direito SP em parceria com o FGV Cepesp, com o apoio do Instituto Mattos Filho e do escritório Braga & Ruzzi Sociedade de Advogadas, resultou no livro “Candidatas em jogo: um estudo sobre os impactos das regras eleitorais na inserção de mulheres na política”.

A partir do estudo das cotas de candidaturas por gênero, das normas de financiamento eleitoral, do uso de redes sociais em campanhas eleitorais e das trajetórias políticas de deputadas e deputados federais, o livro mostra que é preciso repensar algumas ações e aprofundar certas medidas voltadas ao combate às desigualdades de gênero e raça, com vistas a construir um sistema político mais justo e democrático.

Os interessados em participar devem fazer a inscrição pelo site.