Evento recebe professora Nienke Grossman para debater Direito Internacional
Na última semana, o Centro de Pesquisa em Direito Global (CPDG) da Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio), em parceria com o Centro de Excelência Jean Monnet cofinanciado pela União Europeia no âmbito do programa Erasmus +, recebeu a professora Nienke Grossman em mais uma edição do CPDG Research Seminar com o tema “Feminist approaches to international adjudication”. O evento contou com a mediação da Professora Paula Wojcikiewicz Almeida, coordenadora do Centro de Pesquisa em Direito Global e do Centro de Excelência Jean Monnet.
A professora
Nienke Grossman é professora de Direito e co-coordenadora do Center for International and Comparative Law na University of Baltimore School of Law, onde lecionou Processo Civil, Conflito de Leis e diversos tópicos de Direito Internacional. Grossman é formada pela Harvard College, e pelo Georgetown University Law Center, onde foi bolsista de pesquisa. Seus estudos, envolvem mulheres e direito internacional, tribunais internacionais, seleção judicial, legitimidade e abordagens feministas, e podem ser encontrados nas principais publicações de direito internacional, incluindo o American Journal of International Law e a Max Planck Encyclopedia of International Procedural Law. Atualmente é coeditora do Oxford Handbook on Women and International Law. Apresentou seus trabalhos nas reuniões anuais das Sociedades Americana e Europeia de Direito Internacional, no Fórum de Professores Juniores de Harvard-Stanford-Yale, na Organização dos Estados Americanos e em eventos paralelos perante o Comitê da ONU para a Eliminação da Discriminação contra a Mulher, na Semana do Direito Internacional e na Assembleia dos Estados Partes do Tribunal Penal Internacional.
Grossman foi indicada pelos Estados Unidos e eleita para o Comitê Jurídico Interamericano da Organização dos Estados Americanos em 2024.Completou também um mandato de três anos no Conselho Executivo da Sociedade Americana de Direito Internacional em 2024. Anteriormente atuou como copresidente dos grupos de interesse Mulheres no Direito Internacional e Cortes e Tribunais Internacionais da ASIL. Em 2023, Grossman atuou como assessora do relator especial da ONU sobre a situação dos direitos humanos na República Popular Democrática da Coreia. Grossman também prestou consultoria jurídica a Estados latino-americanos em casos perante a Corte Internacional de Justiça e, em 2017, foi nomeada para o Painel Independente de Especialistas para avaliar candidatos à Comissão Interamericana de Direitos Humanos.
O evento
O CPDG Research Seminar contou com a participação de dois membros do Comitê Jurídico da OEA sendo estes Eric Rudge, representante do Suriname e Júlio José Rojas Báez, representando a República Dominicana. Além da presença de pesquisadores do CPDG e discentes do programa de Graduação, Pós-Graduação, iniciação científica da FGV Direito Rio assim como alunos de outras instituições.
Ao longo do evento, a professora Nienke Grossman apresentou sua pesquisa sobre as diferentes formas de participação feminina dentro de Cortes e Tribunais Internacionais e de que forma essas participações podem ser analisadas através de uma metodologia feminista dentro do Direito Internacional.
O “CPDG Research Seminar” é um momento de contato com Professores convidados, renomados em suas áreas de conhecimento, para que esses compartilhem suas pesquisas em desenvolvimento para a comunidade acadêmica da FGV. Coordenado pela Professora Paula Wojcikiewicz Almeida com a ajuda das pesquisadoras Lívia Rosas Lamour e Ana Carolina Vasconcelos.