Evento virtual aborda aumento dos preços dos insumos e custos da produção

O economista André Braz vai explicar por que a inflação ao produtor tem desafiado mais a estrutura produtiva da indústria e do agronegócio, comportando-se de maneira diferente da inflação apurada para bens finais no mercado varejista
27 Outubro 2020
Evento virtual aborda aumento dos preços dos insumos e custos da produção

O Índice Geral de Preços (IGP-FGV), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE), deu um salto no segundo semestre deste ano e acumula alta de mais de 20% em 12 meses. A disparada foi provocada por fatores como a desvalorização do real frente ao dólar, aumento dos preços das commodities e o crescimento das exportações brasileiras, que acabaram pressionando os preços por aqui. O impacto desse movimento inflacionário no custo da produção será o tema da palestra do economista André Braz, coordenador do IPC do FGV IBRE, no webinar Índices de preços: Otimizando a estratégia comercial do seu negócio. O encontro virtual é gratuito e acontece no dia 28 de outubro (quarta-feira), das 10h às 11h, pelo canal da FGV no YouTube.

Voltado para empresários, gestores e interessados no tema, Braz tentará esclarecer durante o evento questões como o descolamento da inflação das famílias em relação à inflação do produtor; como o IPA (inflação ao produtor) pode ajudar a monitorar a evolução da estrutura de custos do seu negócio e como identificar as matérias-primas que podem pressionar os custos de produção; de que forma o preço dos produtos está evoluindo no varejo, dentre outros temas.

O economista explicou que a inflação ao produtor tem desafiado mais a estrutura produtiva da indústria e do agronegócio, comportando-se de maneira diferente da inflação apurada para bens finais no mercado varejista. Enquanto os insumos utilizados por diversos segmentos produtivos estão registrando forte aumento de preços, a inflação ao consumidor segue abaixo da meta de inflação.

Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente pelo site.