Eventos colaboram para o debate macroeconômico global

Na semana passada, dois eventos reforçaram o papel do Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE) como referência global para análise da economia brasileira. Pesquisadores do Instituto se reuniram com Gita Gopinath, primeira-vice-diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI) e sua equipe, em passagem pelo Rio de Janeiro. A visita de Gita à FGV terminou com um almoço na presença do presidente Carlos Ivan Simonsen.
Também houve um encontro com alunos da EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV EPGE) em que Gita respondeu dúvidas dos alunos, com a coordenação do professor Renato Fragelli (FGV EPGE) e José Júlio Senna, Chefe do Centro de Estudos Monetários do FGV IBRE.
O segundo evento diz respeito ao estudo sobre expectativas, desancoragem e inflação (Price Setting when Expectations are Unanchored), de coautoria de Silvia Matos, coordenadora do Boletim Macro FGV IBRE, com Carlos Viana, ex-diretor do Banco Central, Marco Bonomo, pesquisador do Insper, e outros pesquisadores. O estudo foi selecionado para abrir a sessão de política monetária do NBER Summer Institute de 2023, que acontecerá em julho em Cambridge.
Os pesquisadores do FGV IBRE destacaram a relevância desse encontro e da proximidade com o Fundo para o debate sobre os desafios da economia mundial e doméstica. Silvia acrescenta que “parte da estratégia econométrica utilizada no trabalho sobre desancoragem tem como base o os estudos de Gita em sua trajetória acadêmica”. O trabalho foi enviado a número dois do FMI, a seu pedido.
Para saber mais, acesse o site.