Eventos sobre Contabilidade Pública e Análise de Dados acontecem no Rio

A novidade será a realização de duas aulas abertas sobre técnicas de análise de dados, ministradas por professores da Rutgers University. Uma será sobre mineração de texto (text mining) e outra sobre visualização de dados (data visualization). Cada aula terá duração de 90 minutos e contará com a apresentação de professores sobre os fundamentos dessas técnicas.
Administração
23 Maio 2018
Eventos sobre Contabilidade Pública e Análise de Dados acontecem no Rio

A Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE), em parceria com a Rutgers University e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, realiza, no dia 13 de junho, o “III Colóquio sobre Contabilidade Pública & Análise de Dados e III Workshop para Jovens Pesquisadores em Contabilidade Pública”. O evento será realizado das 8h às 18h, no auditório do 12º andar do edifício-sede da FGV, no Rio Janeiro.

O objetivo do colóquio é analisar a crescente demanda por transparência e accountability sobre a gestão dos recursos públicos, o que confere aos auditores do governo a responsabilidade de fornecer garantias sobre o desempenho de programas e a posição financeira das entidades governamentais, que devem ter seus recursos gastos adequadamente.

Nesta edição, a novidade será a realização de duas aulas abertas sobre técnicas de análise de dados, ministradas por professores da Rutgers. Uma será sobre mineração de texto (text mining) e outra sobre visualização de dados (data visualization). Cada aula terá duração de 90 minutos e contará com a apresentação de professores sobre os fundamentos dessas técnicas.

O evento trará uma palestra do Laboratório de Ciência de Dados Aplicados ao Controle Governamental e Controladoria Geral do Município da Cidade do Rio de Janeiro, que já aplica tecnologias avançadas de ciência de dados para a análise do controle governamental.

Por fim, haverá uma seção dedicada à apresentação e debate de pesquisas acadêmicas em desenvolvimento. Serão debatidas pesquisas que utilizam data analytics para a análise de big data no contexto de contabilidade pública, controle governamental e finanças públicas, ou que propõem a utilização de data analytics para o bem público, como o caso do blockchain.

Buscando ampliar a disseminação das ideias, inovações e pesquisas debatidas, todo o evento será transmitido em tempo real para as seguintes instituições: UFPA, UnB e UFBA. Onde a audiência local terá a oportunidade de interagir com os palestrantes e a audiência presente no auditório da FGV.

A programação completa e as inscrições para o evento estão disponíveis no site.