Exclusão digital é tema de debate online

07 Junho 2021
Exclusão digital é tema de debate online

O Centro de Estudos em Administração Pública e Governo da FGV EAESP, em parceria com o Instituto Cooppead/UFRJ, realizará um webinar gratuito sobre exclusão digital. O evento será realizado no dia 8 de junho, às 14h.

Apesar de o tema ser discutido no país e no mundo há mais de 20 anos, a pandemia da Covid-19 revelou que países do Sul Global sofrem com a exclusão digital, em especial a população mais vulnerável. Se por um lado as tecnologias digitais contribuíram significativamente para o enfrentamento da crise sanitária da pandemia, por outro também alteraram muitos aspectos de nossa vida, pessoais ou profissionais.  Dificuldades de acesso e uso de aplicativos para acessar o Auxílio Emergencial, crianças em idade escolar com falta de acesso à tecnologia e os desafios do teletrabalho são alguns exemplos de situações enfrentadas por grande parte dos brasileiros nos últimos 15 meses.

O objetivo deste evento é trazer um olhar diferenciado para a exclusão digital, tema que estava aparentemente esquecido ou menos discutido, mas que se tornou vital com o advento da pandemia. A reflexão sobre questões sociais, políticas, econômicas e ambientais pré-existentes parece ser um requisito básico para a discussão. Quais as ações a serem tomadas por gestores públicos e privados, por organizações da sociedade civil e organismos internacionais, de modo a diminuir as consequências da exclusão digital? Será apresentado um panorama da exclusão digital no Brasil pelo CETIC.br e trabalhos recentes sobre aspectos da exclusão digital brasileira.

Alexandre Barbosa − Gerente do CETIC.br e Javiera Macaya − Pesquisadora no CETIC.br serão um dos palestrantes junto com Luiz Cláudio Mendes Vargas − Doutorando COPPEAD/UFRJ; André Alves − Doutorando FGV EAESP. A moderação fica a cargo de Maria Alexandra Viegas Cortez da Cunha − Professora e Coordenadora de Área do CEAPG e Marie Anne Macadar − Professora e Pesquisadora.

Os interessados em participar devem se inscrever pelo link.