Expectativa de inflação dos consumidores avança, diz IBRE

O indicador manteve a tendência de aumento gradual da inflação prevista.
07 Julho 2014

Após recuar no mês anterior, a inflação mediana projetada pelo consumidor brasileiro aumentou entre maio e junho, de 7,2% para 7,4%, consolidando-se em nível elevado em termos históricos. É o que aponta o Indicador de Expectativas Inflacionárias, calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia (FGV/IBRE).Segundo o economista Angelo Polydoro, ?o aumento no mês de junho reverte a queda observada no mês anterior e aproxima a leitura atual para o maior valor observado no passado recente da série, 7.5 no mês de abril. A tendência é de manutenção das expectativas de inflação em níveis elevados acompanhando o índice acumulado do IPCA em 12 meses.?Observado em médias móveis trimestrais, o indicador manteve a tendência de aumento gradual da inflação prevista. Acesse aqui a análise completa.