Expedição Montanha: Alunos da FGV EPPG encerram desafio no RJ com palestra sobre políticas públicas
Foram seis dias de muito aprendizado entre as divisas dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Os alunos da Escola de Políticas Públicas e Governo (FGV EPPG) participaram de um grande desafio por várias cidades no Brasil: a Expedição Montanha. A atividade faz parte da disciplina “Liderança para a Mudança”, do 2º ano do curso de Graduação em Administração Pública e teve o encerramento com a palestra do presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, no Rio de Janeiro.
Foram seis dias de muito aprendizado entre as divisas dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Nesse período, oito alunos realizaram o Estágio Básico de Montanhismo, conduzido pelo 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, em São João del Rei (MG), e visitaram museus.
No Parque Nacional do Itatiaia (RJ), os alunos realizaram escalada ao Pico das Agulhas Negras e uma travessia de dois dias pela trilha Rancho Caído, com pernoite em acampamento montado pelos próprios estudantes. Nos últimos dias, já na cidade de Resende (RJ), conheceram a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).
Por fim, o último dia contou com a visita a Sede FGV, na capital fluminense. Acompanhados dos professores Georges Kanaan e Eduardo de Oliveira, ambos de formação militar, juntamente com o diretor da Escola, Edson Kondo, os alunos foram recebidos pelo presidente da FGV no dia 10 de agosto, no auditório do 12º andar, no Rio de Janeiro.
Ao longo do evento, Carlos Ivan abordou a história do Brasil, até chegar aos dias atuais e falou sobre o processo democrático nacional e as políticas públicas. Ao indagar aos estudantes sobre os desafios do curso e da carreira, um ponto de destaque foi a parte prática da graduação, que vai além da teoria e dos desafios das políticas públicas.
“Cresci com esse compromisso das comunidades periféricas, aplicar os conhecimentos na prática das políticas públicas é o meu desafio”, afirmou a aluna Sara Vargas.
Brenda Reis, estudante do curso, destaca que gosta muito do curso da FGV e ressalta que a pesquisa científica e a empresa júnior são as partes favoritas. A aluna destaca que disciplina de “Liderança para Mudança” vai além da sala de aula dando uma ampla visão de futuro e mercado para os alunos.
Outro ponto de atenção da palestra foi o significado de democracia e o que está imbricado a ela. De acordo com o presidente, há um problema de democracia no Brasil por causa do orçamento público, que vai muito além das questões de igualdade na aplicação das regras.
Luiz Eduardo Amorim, aluno da FGV EPPG, destacou o encerramento da expedição Montanha como sendo muito importante para a carreira acadêmica e profissional, uma vez que é possível tirar vários aprendizados na prática, superando desafios, criando valores, resiliência, empatia, coletividade. “Foi muito enriquecedora para todos nós e vamos levar para toda a vida”, disse ele.
Leia também