Institucional

Exposição no Espaço Cultural FGV conta história do esporte e da política no Brasil

Compartilhe:

Nesta segunda-feira, foi inaugurada a exposição ?Esporte e Política no acervo do CPDOC?, com curadoria dos professores Carlos Eduardo Sarmento, coordenador do curso de Ciências Sociais e História, e Bernardo Buarque de Hollanda. A mostra é a terceira organizada pelo centro e faz do projeto de divulgação do acervo, que já montou as exposições ?Álbum de família: a vida privada no acervo do CPDOC? e ?Turismo no Rio de Janeiro ? Destino: Cidade Maravilhosa?.
 

?Pensamos em fazer um levantamento no acervo do CPDOC sobre o tema dos esportes tendo em vista a projeção da cidade nos próximos anos, em que receberemos a Copa e os jogos olímpicos?, explica Bernardo. ?O material é bastante vivo; são centenas de imagens, cartas e iconografias que apresentam não apenas a presença do esporte na vida oficial do Estado, mas também como lazer de personagens públicos ligados à história política do nosso país no século XX?, continua o professor.
 

A exposição é dividida em cinco módulos; três seguem uma linha do tempo que vai da Era Vargas ao Tempo das Aberturas na década de 1980, passando pelas ações governamentais sobre os desportos no Regime Militar, e outros dois tratam do clube como espaços de sociabilidade e das modalidades esportivas. ?O Fluminense, por exemplo, é o primeiro desses espaços na cidade do Rio ? localizado na Zona Sul, freqüentado pela família Guinle, fazia parte do imaginário da sociedade carioca como ponto de encontro das elites no âmbito do futebol. Antes esse espaço era do jóquei clube e dos clubes de remo?, conta Bernardo. ?As fotos, além de terem valor estético e uma qualidade impressionante, expressam como os esportes e a política se influenciam mutuamente, refletindo as ideias de um certo momento histórico?.
 

A exposição ?Esporte e Política no acervo do CPDOC? está no Espaço Cultural FGV até o dia 29 de junho. O endereço é rua da Candelária, nº 6. A visitação é gratuita e acontece de segunda à sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 17h.

 

*foto: Gustavo Capanema, Getulio Vargas e outros por ocasião de manifestações cívicas realizados no campo do Vasco da Gama, 1943. Arquivo Gustavo Capanema.