Ferramenta que reúne dados de segurança pública vence o prêmio Brasil Design Award
Políticas Públicas
12 Dezembro 2018

Ferramenta que reúne dados de segurança pública vence o prêmio Brasil Design Award

Criada por pesquisadores da FGV DAPP em parceria com o estúdio de design Café.art, a plataforma DataCrime apresenta um panorama da segurança pública no país a partir de análises e números oficiais declarados pelo IBGE, Sistema Único de Saúde, Departamento Penitenciário Nacional e Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

A ferramenta DataCrime, desenvolvida pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP), foi vencedora do prêmio Brasil Design Award na categoria Design Digital. A premiação, organizada pela Associação Brasileira de Empresas de Design, tem objetivo de reconhecer e destacar a capacidade criativa e inovadora do design na economia nacional.

Criada por pesquisadores da FGV DAPP em parceria com o estúdio de design Café.art, a plataforma DataCrime apresenta um panorama da segurança pública no país a partir de análises e números oficiais declarados pelo IBGE, Sistema Único de Saúde, Departamento Penitenciário Nacional e Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Os dados apresentados em uma interface didática e interativa tratam sobre a ocorrência de crimes, óbitos, efetivo de agentes de segurança e estrutura penitenciária. O objetivo é facilitar o acesso a informações e alertar para os principais gargalos do setor sob as perspectivas nacional e regional.

A cerimônia de premiação, realizada no dia 22 de novembro, contou com profissionais e empresas de design e entidades e profissionais que contribuem para a promoção do design nacional. Ao todo, foram premiadas 10 categorias e 78 subcategorias, avaliadas por 100 especialistas de todo Brasil.

Para conhecer a ferramenta, acesse o site.

Eventos

Vídeos