Festival Internacional estimula divulgação científica
Administração
15 Maio 2018

Festival Internacional estimula divulgação científica

O evento acontece simultaneamente em outros 20 países nos dias 14, 15 e 16 de maio. Somente no Brasil a expectativa de público é de 50 mil pessoas de todas as regiões do país.

Pesquisadores da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), Rafael Alcadipani e Marco Antonio Carvalho Teixeira se unirão a outros profissionais de 56 cidades brasileiras no Pint of Science, um dos maiores eventos destinados à divulgação científica no mundo. O evento começou em 14 de maio e acontece simultaneamente em outros 20 países até o dia 16. Segundo os organizadores, somente no Brasil a expectativa de público é de 50 mil pessoas de todas as regiões do país.

O objetivo do Pint of Science é aproximar os cientistas da sociedade, como afirma a coordenadora nacional do festival no país, Natalia Pasternak Taschner: “As pessoas querem saber, têm sede de ciência, e os cientistas querem falar”. Os pesquisadores conversam com o público de forma descontraída em bares e restaurantes. O ambiente informal estimula a interação e não há inscrições ou emissão de certificados. Na cidade de São Paulo, o festival acontecerá em 12 bares com entrada gratuita e o público paga apenas o que for consumido nos estabelecimentos que sediam o evento.

Professor na FGV EAESP, membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e visiting fellow do Crime & Security Research Institute da Cardiff University, Rafael Alcadipani realiza pesquisas acadêmicas a respeito de organizações policiais e conversa com o público no dia 14, as 19h30 no Japan Tower, sobre os Dilemas da Segurança Pública no Brasil.

O cientista político Marco Antonio Carvalho Teixeira, professor do departamento de Gestão Pública da FGV EAESP, comentarista da rádio CBN e colaborador de jornais como Folha de São Paulo e Estado de São Paulo apresenta para o público a questão da Conjuntura Política, Corrupção, Controles e Democracia. O bate-papo acontecerá no dia 16, as 19h30 também no Japan Tower, na capital paulista.

Fórmula de sucesso - Realizado pela primeira vez no Brasil em 2015, quando foi trazido da Inglaterra pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, o Pint of Science cresce a cada ano. Com um salto de 22 municípios em 2017 para 50 nesse ano, pela primeira vez o evento abrangerá todas as áreas do país. 

A programação completa está disponível no site.