Festival Internacional estimula divulgação científica

O evento acontece simultaneamente em outros 20 países nos dias 14, 15 e 16 de maio. Somente no Brasil a expectativa de público é de 50 mil pessoas de todas as regiões do país.
15 Maio 2018
Festival Internacional estimula divulgação científica

Pesquisadores da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), Rafael Alcadipani e Marco Antonio Carvalho Teixeira se unirão a outros profissionais de 56 cidades brasileiras no Pint of Science, um dos maiores eventos destinados à divulgação científica no mundo. O evento começou em 14 de maio e acontece simultaneamente em outros 20 países até o dia 16. Segundo os organizadores, somente no Brasil a expectativa de público é de 50 mil pessoas de todas as regiões do país.

O objetivo do Pint of Science é aproximar os cientistas da sociedade, como afirma a coordenadora nacional do festival no país, Natalia Pasternak Taschner: “As pessoas querem saber, têm sede de ciência, e os cientistas querem falar”. Os pesquisadores conversam com o público de forma descontraída em bares e restaurantes. O ambiente informal estimula a interação e não há inscrições ou emissão de certificados. Na cidade de São Paulo, o festival acontecerá em 12 bares com entrada gratuita e o público paga apenas o que for consumido nos estabelecimentos que sediam o evento.

Professor na FGV EAESP, membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e visiting fellow do Crime & Security Research Institute da Cardiff University, Rafael Alcadipani realiza pesquisas acadêmicas a respeito de organizações policiais e conversa com o público no dia 14, as 19h30 no Japan Tower, sobre os Dilemas da Segurança Pública no Brasil.

O cientista político Marco Antonio Carvalho Teixeira, professor do departamento de Gestão Pública da FGV EAESP, comentarista da rádio CBN e colaborador de jornais como Folha de São Paulo e Estado de São Paulo apresenta para o público a questão da Conjuntura Política, Corrupção, Controles e Democracia. O bate-papo acontecerá no dia 16, as 19h30 também no Japan Tower, na capital paulista.

Fórmula de sucesso - Realizado pela primeira vez no Brasil em 2015, quando foi trazido da Inglaterra pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, o Pint of Science cresce a cada ano. Com um salto de 22 municípios em 2017 para 50 nesse ano, pela primeira vez o evento abrangerá todas as áreas do país.

A programação completa está disponível no site.