FGV apoia governo do Piauí em projeto de modernização fiscal e orçamentária
O encerramento do projeto foi marcado pelo seminário “Marcos de Médio Prazo: Um Caminho para Estratégia Fiscal, Sustentabilidade das Finanças Públicas e Alocação Eficiente de Gastos Públicos”.

A Fundação Getulio Vargas, por meio da FGV Projetos, concluiu com sucesso seu trabalho de assessoria técnica ao Governo do Estado do Piauí visando a modernização da gestão fiscal e orçamentária estadual. O encerramento do projeto foi marcado pelo seminário “Marcos de Médio Prazo: Um Caminho para Estratégia Fiscal, Sustentabilidade das Finanças Públicas e Alocação Eficiente de Gastos Públicos”, promovido em parceria com as Secretarias do Planejamento (Seplan) e da Fazenda (Sefaz) do estado. O evento reuniu em Teresina secretários estaduais, técnicos do governo e especialistas da FGV, destacando os avanços conquistados e as diretrizes para o futuro.
O secretário de Planejamento, Washington Bonfim, e o secretário de Fazenda, Emílio Júnior, enfatizaram a relevância do projeto para a sustentabilidade das finanças públicas do estado. Bonfim destacou as ações já realizadas e os próximos passos para que o Piauí alcance a classificação CAPAG-A, essencial para ampliar sua capacidade de investimento.
Representando a FGV, André Andrade, gerente executivo, e Tomaz Leal, especialista em controle de gastos públicos, apresentaram os resultados do trabalho de desenvolvimento e implantação de Modelo do Marco Orçamentário de Médio Prazo (MOMP) do Estado do Piauí. Ainda durante o evento, o coordenador de projetos Maurício Gouvêa apresentou o manual “Diretrizes para Implementação de Rotinas e Práticas de Gestão”, que será distribuído aos gestores estaduais como guia prático para a consolidação do novo modelo. A equipe da FGV contou ainda com a presença do colaborador Luiz Lourenço.
Desenvolvido com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) por meio do programa PROFISCO II, o projeto teve como foco a implementação do modelo de Marcos de Médio Prazo (MMP), uma ferramenta estratégica para alinhar as práticas fiscais estaduais a padrões internacionais. A iniciativa reafirma o compromisso do Piauí com a modernização e a eficiência na gestão pública, bem como o papel da FGV Projetos como parceira estratégica no desenvolvimento de soluções inovadoras para desafios da administração pública brasileira.
Leia também