FGV Câmara promove série de eventos durante a São Paulo Arbitration Week
Desde 2023, a unidade marca presença na SPAW, participando ativamente das discussões e iniciativas durante essa importante semana.
A São Paulo Arbitration Week (SPAW) é um evento colaborativo que reúne escritórios de advocacia, universidades, associações e instituições com o fito de promover uma série de atividades voltadas ao desenvolvimento dos métodos alternativos de resolução de disputas (ADRs). Desde 2023, a Câmara FGV marca presença na SPAW, participando ativamente das discussões e iniciativas durante essa importante semana.
A Câmara FGV esteve presente no XI Congresso CAM-CCBC de Arbitragem, realizado pelo Centro de Arbitragem e Mediação Brasil-Canadá, Câmara organizadora da SPAW, de 14 a 15 de outubro de 2024. Além disso, no dia 17 de outubro, a Câmara da Fundação Getulio Vargas organizou um Jantar e Palestra conduzida pelo Ministro Luís Felipe Salomão, Vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O tema abordado foi “A Visão Judicial da Solução Extrajudicial: da Arbitragem aos Dispute Boards”, oferecendo uma visão aprofundada sobre a importância das soluções extrajudiciais no panorama brasileiro atual.
No dia seguinte, 18 de outubro, a Câmara FGV promoveu o evento “Novas Disputas Energéticas”, que fomentou debates sobre questões atuais relacionadas ao setor de energia. Este evento foi uma excelente oportunidade para explorar novas fronteiras e inovações na resolução de conflitos dentro deste campo em constante evolução.
A participação da Câmara FGV na São Paulo Arbitration Week reafirma seu compromisso com o desenvolvimento e a promoção de ADRs, contribuindo para um ambiente produtivo e enriquecedor para profissionais e acadêmicos envolvidos na arbitragem, mediação e dispute boards.
A FGV Câmara
A unidade funciona como uma espécie de cartório judicial e é responsável pela gestão dos procedimentos. Quando surge uma disputa e as partes pactuam que a resolução será por via de algum método extrajudicial - como arbitragem, mediação e dispute boards - seja desde o momento de assinatura do contrato ou posteriormente, a parte procura a secretaria da Câmara FGV e entrega os documentos básicos para a disputa, listados no Regulamento da Câmara referente ao procedimento escolhido.
Uma vez recebido esse pedido de instauração e recolhido o valor referente à taxa e abertura do procedimento, a Câmara é responsável por notificar a contraparte e, posteriormente, acompanhar todo o fluxo do procedimento desde a constituição até o encerramento.
A Câmara celebra, em 2024, 22 anos de história desde sua fundação. Nesse período, tornou-se referência no cenário nacional, por seu modelo de gestão de procedimentos e pelo comprometimento compatível com a qualidade trazida pelo selo FGV.
Leia também