FGV celebra inauguração do Edifício Professor Antonio Angarita em São Paulo
Antônio Angarita foi um destacado professor da FGV, pioneiro na fundação de duas de suas escolas, além de ter contribuído significativamente para a administração pública de São Paulo e para o processo de redemocratização do Brasil.
Na noite de segunda-feira, 8 de abril, a Fundação Getulio Vargas realizou a solenidade de inauguração do “Edifício Professor Antonio Angarita”, localizado na Rua Professor Picarolo, 63 - Bela Vista, em São Paulo. O local será usado para as instalações da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP). O evento marca o início das comemorações dos 80 anos da FGV e as sete décadas de trajetória da FGV EAESP.
O encontro contou com a presença do presidente da FGV, professor Carlos Ivan Simonsen Leal, do diretor da FGV EAESP, Luiz Artur Ledur Brito, além de professores e membros da comunidade FGV. Também contou com apresentação do Quarteto de Cordas Monte Cristo. Durante seu discurso, Carlos Ivan Simonsen Leal refletiu sobre o significado e o impacto da construção do novo edifício. Ele destacou que "o trabalho da Fundação nunca está completo" que o prédio é um sonho concretizado, mas ainda tem muito trabalho a ser feito. Relembrou a trajetória da FGV EAESP, além disso, homenageou o Professor Antonio Angarita, ressaltando seu legado de excelência acadêmica e compromisso com a inovação educacional.
Antônio Angarita, foi professor da FGV e foi uma figura fundamental na fundação e direção de duas importantes escolas da instituição: a EAESP, em 1954, e a FGV Direito SP, em 2002, destacando-se por sua contribuição ao longo de mais de seis décadas. Nascido no Amazonas e formado em Direito pela UFMG, desenvolveu sua carreira em São Paulo, ocupando cargos na administração pública estadual e na Vasp, além de ter desempenhado um papel relevante no processo de redemocratização do Brasil.
Ao longo da cerimônia, as falas dos palestrantes ressaltaram a importância do evento e a contribuição do Professor Angarita para a instituição. A Professora Maria Tereza Fleury abordou temas como a importância da cultura organizacional e a evolução da escola de administração. Ela expressou gratidão por ter trabalhado com o professor Angarita e compartilhado os mesmos valores e missão com o projeto da FGV.
Por sua vez, o professor Luiz Arthur Ledur Brito enfatizou o crescimento e a internacionalização da escola, anunciando planos de atrair alunos de todo o Brasil e do exterior, posicionando a FGV EAESP como líder na região.
Após os discursos, em um gesto simbólico, foi descerrada a placa de inauguração, marcando o início de uma nova era para a Fundação. Posteriormente, o evento seguiu com apresentações do Quarteto Sinfônico da Orquestra de Monte Cristo, encantando os presentes com sua música, seguido por um coquetel para celebrar o momento histórico.
A inauguração do Edifício Professor Antonio Angarita representa mais um marco na trajetória de sucesso da FGV EAESP, uma escola de negócios reconhecida internacionalmente por sua excelência acadêmica e compromisso com a inovação educacional.
Leia também