FGV in company comemora parceria com principal órgão de atividades espaciais do país

14 Março 2011

O FGV in company realizou na semana passada a formatura da pós-graduação em Gestão Estratégica da Ciência e Tecnologia em Institutos Públicos de Pesquisa, desenhada especialmente para o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A cerimônia foi realizada na sede do INPE em São José dos Campos e contou com a presença do diretor do INPE, Gilberto Câmara; da chefe do Serviço de Gestão de Competências do Instituto, Maria Lígia Moreira; e do professor Saulo Gomes, da EBAPE, representando o coordenador acadêmico do curso, professor Paulo N. Figueiredo. Participaram da pós-graduação 30 profissionais do Instituto, entre chefes, coordenadores e líderes de projetos de desenvolvimento científico e tecnológico. Ao longo do programa, o grupo cursou disciplinas, como: ?Visão sistêmica do Planejamento Plurianual (LDO e LOA)?, ?Conceito de inovação para IPPs e suas diferentes teorias, considerando a globalização? e ?Indicadores de CT&I e avaliação de programas tecnológicos (impactos e resultados)?.Além disso, ao final do curso, a turma desenvolveu uma série de trabalhos com aplicação prática na realidade do INPE, englobando temas como a gestão contratual de serviços contínuos no Instituto e a importância da introdução de melhorias na qualidade do gasto; a avaliação do estágio do Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro de Clima Espacial (EMBRACE) sob a ótica da inovação tecnológica; e o INPE, como agente executor das Políticas Públicas de Ciência e Tecnologia. Vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, o INPE é o principal órgão responsável pelo desenvolvimento das atividades espaciais no país, fomentando a capacitação do setor, além de prestar serviços como a comercialização de imagens meteorológicas e de sensoriamento remoto, entre outros.