Comunicação

FGV Comunicação Rio sedia evento internacional de Ciências Sociais Computacionais

Alunos contam com interdisciplinaridade para realizar projetos sobre a COP30, Inteligência Artificial no Youtube, resumo de artigos, entre outros

Compartilhe:
FGV Comunicação Rio sedia evento internacional de Ciências Sociais Computacionais

Nas últimas duas semanas, a Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV Comunicação Rio) sediou mais uma vez o Summer Institute in Computational Social Science (SICSS BRASIL). O evento, esse ano, teve uma pluralidade de palestrantes que possibilitou uma maior troca de conhecimento e colaboração interdisciplinar entre participantes, pesquisadores e profissionais do campo.

O SICSS Brasil 2024 contou com alunos de Graduação e Pós-Graduação, nas áreas das Ciências Sociais, Comunicação, Ciência Política, Arte, Direito, Ciência da Computação, Estatística e áreas correlatas, além de profissionais atuantes nessas áreas.

O objetivo do curso de duas semanas de duração é ter, além de workshops práticos, reflexões e possibilidades teóricas para construção de projetos. Na primeira semana, os participantes mergulharam em um programa de treinamentos e conferências conduzidos por especialistas nacionais e internacionais. Foram abordados temas como ética na pesquisa em ciências sociais computacionais, extração e análise de dados digitais, análise de texto e análise de imagem. Já na segunda semana, o foco foi a aplicação prática do conhecimento adquirido em projetos, realizados em grupos e apresentados ao final do treinamento.

Os projetos refletiram a interdisciplinaridade dos alunos do curso, em temas como o debate no Instagram sobre a COP 30, os Imaginários sobre Inteligência Artificial em Torno das Narrativas Apocalíptica no Youtube, Análise dos Comentários no Youtube sobre Endividamento no Brasil e a construção de uma Ferramenta de Resumo de Artigos Científicos, em português, utilizando LLMs.

“O balanço final do SICSS Brasil 2024 é extremamente positivo. Recebemos feedbacks entusiasmados dos participantes, que destacaram a relevância e a aplicabilidade dos conteúdos abordados, bem como a oportunidade única de networking com pares e especialistas da área. Este evento se consolidou como um espaço de aprendizagem,  inovação, construção de redes e fortalecimento do campo das ciências sociais computacionais no Brasil”, afirma Danielle Sanches, professora da FGV Comunicação Rio e membro da organização do  SICSS Brasil.

Dentre os palestrantes, estiveram os professores Leonardo Nascimento, Davi Moreira, Elias Bitencourt e Jess Reia, e representantes do mercado e da sociedade civil, como Leandro Becker, editor-chefe da Agência Lupa, e Stephanie Jorge, co-fundadora da Torabit, empresa de monitoramento de plataformas digitais. Além disso, os workshops práticos sobre análise de texto e análise de imagem, foram conduzidos respectivamente, pelos professores Lucas Roberto da Silva, Eurico Matos e Matheus Pestana, da FGV Comunicação Rio.