FGV Conhecimento promove debate sobre a avaliação da justiça na visão do cidadão

22 Abril 2021

Como avaliar a justiça frente a outros serviços e políticas públicas é a proposta do webinar Avaliação da justiça: a visão do cidadão”. O evento, que acontecerá no próximo dia 26, das 10h às 12h, será promovido pela FGV Conhecimento por meio do Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da FGV Conhecimento e contextualizará o tema apenas sob uma perspectiva nacional. O evento, composto por dois painéis, será aberto pelo Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins e pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e coordenador do Centro em questão, Luis Felipe Salomão.

O primeiro painel, “Como avaliar a Justiça? Ondas evolutivas, acessibilidade e qualidade, trará a visão moderna de acessibilidade e qualidade, meios existentes e indicadores relevantes para avaliação e aperfeiçoamento da justiça, entre outros assuntos. Participam das discussões a professora do Departamento de Ciência Política da USP Maria Tereza Sadek e o desembargador aposentado do TJ-SP e professor de Direito da USP Kazuo Watanabe. A moderação do debate será da coordenadora executiva e pesquisadora do Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da FGV Conhecimento, Juliana Loss.

No segundo painel, intitulado “Qual é e qual deve ser o peso da percepção do cidadão entre os indicadores de avaliação?”, será aprofundado o questionamento sobre o que existe sobre indicadores e formas de avaliação da justiça no Brasil, bem como o protagonismo do cidadão ou do usuário do sistema de justiça nas formas de avaliação. Os debatedores desse painel serão a professora da Escola de Direito de São Paulo da FGV Luciana Gross e o professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV Rudi Rocha. A moderação ficará a cargo do diretor adjunto da FGV Conhecimento e pesquisador do Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da FGV Conhecimento, Carlos Augusto Costa.

O encerramento do evento será realizado pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e coordenador adjunto do Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da FGV Conhecimento, Elton Leme.

Para mais informações e inscrições acesse o site.