FGV conquista primeiro lugar na Índia no Desafio Global de Estudantes sobre geopolítica
O evento, realizado durante o Diálogo Raisina, principal plataforma da Índia sobre geopolítica e geoeconomia, contou com a participação de 19 das principais escolas de governo e assuntos globais de sete regiões diferentes.
O estudante do Mestrado Profissional em Gestão Internacional, Bruno Daniel Ygosse Battisti e a professora Claudia Yoshinaga representaram a Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) no 2024 Raisina-IE Global Student Challenge, realizado em Nova Delhi, na Índia. O evento, realizado durante o Diálogo Raisina, principal plataforma da Índia sobre geopolítica e geoconomia, contou com a participação de 19 das principais escolas de governo e assuntos globais de sete regiões diferentes.
O Desafio Global de Estudantes é organizado pela Escola de Política, Economia e Assuntos Globais (SPEGA) da IE e pela Observer Research Foundation (ORF), visando engajar os futuros líderes em debates sobre governança global e aprimorar suas habilidades de pensamento crítico e comunicação. Os participantes foram divididos em equipes interuniversitárias e inter-regionais.
O tema do Desafio foi "O Regime Internacional de Mudanças Climáticas", e cada equipe abordou um problema específico relacionado ao tema, propondo soluções inovadoras para combater as mudanças climáticas. As apresentações foram avaliadas por um júri internacional composto por renomados especialistas, incluindo o ex-primeiro-ministro da Suécia, a ex-secretária de Defesa da Austrália e o Head da ORF Américas.
O time de Bruno Battisti, representante da FGV EAESP, conquistou o primeiro lugar. “Foi uma honra representar a FGV EAESP no 2024 Raisina-IE Global Student Challenge e poder contribuir com possíveis soluções para que países possam alcançar as metas do Acordo de Paris em tempo. Fiquei feliz que a proposta do meu time conquistou o primeiro lugar e o trabalho continua, porque ainda vamos integrar as contribuições dos cinco times em uma proposta mais ampla. Foi uma experiencia multicultural incrível trabalhar com excelentes acadêmicos de diferentes continentes e escolas e ter a oportunidade de trocar ideias com líderes globais no evento em Nova Délhi na Índia”, ressaltou Bruno Battisti.
Vale ressaltar que a equipe que ficou em segundo lugar teve orientação da professora Claudia Yoshinaga que ficou honrada em ser mentora de duas equipes nesta primeira edição do Raisina - IE Global Student Challenge, representando a Escola. “Coordenei equipes diversas, tanto em termos de áreas de especialização (mestrado e doutorado), como localização geográfica, gênero e raça. O desafio era ambicioso: propor uma solução para que os países consigam lidar com as mudanças climáticas. As soluções foram diversas e muito interessantes, até como resultado da composição do grupo. Acompanhar ainda pessoalmente o Raisina Dialogue em Nova Délhi, e ter na comissão de jurados para o desafio pessoas tão importantes mostra a relevância da pauta e a preocupação com o planeta”, disse a professora.
Além de representar uma conquista acadêmica significativa, o evento proporcionou uma valiosa oportunidade de networking, reunindo diplomatas, especialistas e líderes globais.
Conheça mais sobre o MPGI e suas oportunidades internacionais, no site.
Leia também