FGV coordena Jornada de Internacionalização de Cidades Argentinas em Buenos Aires

A jornada foi ministrada pelos professores da FGV, Istvan Kasznar e Rodrigo Tavares, que realizaram palestras e coordenaram dinâmicas de grupo sobre ferramentas de cooperação internacional paradiplomáticas e temas ligados à implementação da Nova Agenda Urbana, a partir de processos de identificação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU.
Relações Internacionais
01 Novembro 2018

Buenos Aires sediou no dia 16 de outubro a primeira edição da Jornada de Capacitação sobre Internacionalização de Cidades, parte do ciclo de palestras e treinamentos desenvolvidos pela Diretoria Internacional da FGV (FGV DINT). O objetivo do evento foi o de compartilhar conhecimento e capacitar servidores e autoridades públicas de cidades argentinas de pequeno, médio e grande porte na coordenação de atividades de internacionalização como ferramenta de superação de desafios ao desenvolvimento local.

A atividade contou com o apoio do Governo da Cidade de Buenos Aires e foi realizada na sede do Conselho Argentino para as Relações Internacionais (CARI), um dos principais think tanks do país. Participaram da jornada representantes de 15 cidades argentinas, além de autoridades nacionais do Ministério das Relações Exteriores e pesquisadores vinculados ao CARI.

O vice-diretor Internacional da FGV, professor Marlos Lima, realizou a abertura do evento ao lado do Diretor Executivo do CARI, José María Lladós, e destacou a importância da parceria e a relevância de iniciativas como a Jornada para o fortalecimento da participação das cidades como atores relevantes no cenário internacional.

A Jornada de Internacionalização de Cidades, realizada na Argentina, foi a primeira edição de um ciclo de eventos previstos para ocorrer também em outros países latino-americanos, estimulando cidades da região a potencializar suas ações externas para enfrentarem seus desafios locais.