FGV CPDOC lança Iniciação Científica voluntária online

Ciências Sociais
13 Agosto 2020
FGV CPDOC lança Iniciação Científica voluntária online

FGV CPDOC acaba de criar dois programas voluntários de Iniciação Científica para alunos de graduação e de Ensino Médio de todo o Brasil. A iniciativa tem início neste mês de agosto.

O Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC) é voltado para alunos de graduação de diversas áreas de conhecimento do Brasil e do exterior. O Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica Júnior (PIVIC Jr.) é voltado para alunos da educação básica matriculados entre o 1º e o 3º anos do Ensino Médio, das redes nacionais pública e privada de ensino.

O primeiro ano dos Programas será realizado inteiramente online e os interessados puderam escolher participar de um dentre 15 projetos listados nas Chamadas para Inscrição, podendo indicar até três projetos em ordem de preferência.

Ao todo, foram 97 inscritos, de todas as regiões do país, sendo 64% do estado do Rio de Janeiro e 36% de outros estados: 11 de Pernambuco, 5 de São Paulo, 5 de Minas Gerais, 4 do Paraná, 2 do Distrito Federal e 1 de cada um dos seguintes estados: Amapá, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.

No Programa voltado para graduandos, foram selecionados 30 participantes (31% dos candidatos), sendo 79% do Sudeste, 10% do Sul, 8% do Nordeste e 3% do Norte. No Programa voltado para o Ensino Médio, foram aprovados três participantes, todos do Rio de Janeiro.

Os Programas visam a contribuir para a formação científica e de habilidades de pesquisa de estudantes brasileiros e para a promoção do desenvolvimento socioeconômico do país, em alinhamento à missão institucional da Fundação Getulio Vargas. Os alunos serão integrados em atividades interdisciplinares nos Laboratórios de Pesquisa e outras unidades da Escola, com planos de trabalho que envolvem a Graduação em Ciências Sociais, a Pós- Graduação em História, Política e Bens Culturais, o Núcleo de Audiovisual e Documentário e a Casa Acervo CPDOC.

Para mais informações sobre o programa acesse o site.