Comunicação

FGV destaca tendências e boas práticas em comunicação e marketing no Google Education Summit

O evento, promovido pelo Google Brasil, convidou a FGV DICOM para debater o marketing educacional no Brasil

Compartilhe:
FGV destaca tendências e boas práticas em comunicação e marketing no Google Education Summit

A Diretoria de Comunicação e Marketing da Fundação Getulio Vargas (FGV DICOM) participou do Google Education Summit, realizado em São Paulo, no dia 21 de outubro. O evento, promovido pelo Google Brasil, reuniu especialistas e líderes do setor educacional para discutir as transformações provocadas pela tecnologia e pela Inteligência Artificial.

Referência em ensino e em comunicação com seus alunos e potenciais estudantes, a FGV participou de um painel com benchmarks do marketing educacional no Brasil. Marcos Facó, diretor da FGV DICOM, abordou os desafios de lidar com grandes volumes de dados e como a inteligência artificial tem sido essencial para analisar essas informações, permitindo uma conexão mais precisa com o público.

“A gente busca entender o aluno de todo jeito. Eu diria que tem três pontos principais, que são a captação, os dados operacionais e os dados de mercado. O que a FGV está fazendo é usar inteligência para correlacionar essas métricas, que são distintas e às vezes difíceis de conversarem entre si. Há a necessidade de usar a inteligência artificial para ajudar na leitura de nossos dashboards, porque tem muitos dados e começa a não haver condição humana para analisá-los. Então, você precisa de machine learning, de inteligência rodando por trás para analisar esse volume de informações e auxiliar na tomada de decisão”, destacou.

Ele também destacou o impacto do YouTube na disseminação de conteúdos educacionais, apontando a importância de capturar a atenção do público.

“Estamos na economia da atenção. O desafio é captar e manter essa atenção, seja na comunicação, no marketing ou em sala de aula, especialmente com a Geração Z”, ressaltou.

O evento apresentou dados relevantes para a tomada de decisão nas instituições educacionais. Segundo o Google, em 2025, 5,8 milhões de pessoas deverão ingressar em cursos de graduação, enquanto 9,4 milhões explorarão outras modalidades, como cursos livres e pós-graduação. Projeções indicam crescimento em todos os segmentos em 2025: graduação (+12%), pós-graduação (+11%) e cursos livres (+15%).

O superintendente de marketing da FGV DICOM, Willian Rocha, também participou e destacou a importância do fórum como espaço para discutir os desafios do setor e o comportamento dos alunos.

“Os desafios são comuns a todas as instituições, mas são poucos os que conseguem se destacar. Ter a participação da FGV no painel principal discutindo os principais desafios e aprendizados é uma forma muito importante de referendar o trabalho que a FGV DICOM vem fazendo e contribuindo para a evolução do marketing educacional”, disse.

O evento incluiu bootcamps onde equipes de marketing e agências puderam testar e aplicar as práticas discutidas. As gerentes de marketing da FGV, Daniela Vaslin e Gabriella Meirinho, representaram a instituição.