FGV Direito Rio recebe inscrições para Programa de Bolsas CyberBRICS
28 Novembro 2018

FGV Direito Rio recebe inscrições para Programa de Bolsas CyberBRICS

A Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio) lança a primeira edição do Programa de Bolsas CyberBRICS, no âmbito da iniciativa Fellows in Rio, desenvolvido em parceria com sete instituições de ensino superior e pesquisa internacionais. O programa oferecerá cinco bolsas de estudo, de fevereiro a julho de 2019, na FGV Direito Rio, para acadêmicos selecionados oriundos dos países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) ou com experiência relevante em pelo menos um deles.

O objetivo do programa é apoiar com recursos econômicos, intelectuais e de rede um grupo selecionado de pós-graduados, doutorandos e pós-doutorandos altamente qualificados que trabalham na área de regulamentação de dados pessoais e estratégias de cibersegurança no BRICS. A proposta do projeto CyberBRICS é mapear as regulamentações existentes; identificar as melhores práticas; e desenvolver sugestões de políticas nas áreas de governança de dados pessoais e governança de segurança cibernética.

Os bolsistas serão selecionados por uma comissão formada por professores das instituições parceiras. Além da FGV, o programa é integrado pela Escola Superior de Economia e o Centro de Novas Mídias e Sociedade (Moscou, Rússia); o Centro para Internet e Sociedade (Nova Delhi, Índia); a Universidade de Fudan (Xangai, China) e a Universidade de Hong Kong (China); e o Research ICT Africa e a University of Cape Town (Cidade do Cabo, África do Sul).

Os candidatos podem ser de qualquer nacionalidade e devem estar cursando ou terem completado recentemente doutorado em Direito, Ciência Política, Ciências da Computação ou Economia. Os candidatos devem ter domínio da língua inglesa e demonstrar que já publicaram pesquisa em inglês. Para participar da seleção, o candidato deverá encaminmhar até 30 de novembro o currículo atualizado no formato Lattes, proposta de pesquisa ou resumo da tese (no máximo 5 mil caracteres), lista de atividades propostas a serem desenvolvidas na FGV Direito Rio e uma carta de referência.

As informações devem ser encaminhadas por e-mail: cri.direitorio@fgv.br, com o assunto “CyberBRICS Fellowship – nome do candidato”. Para mais informações sobre o processo seletivo da primeira edição do Programa de Bolsas CyberBRICS, acesse o site.