FGV Direito SP lança 3ª edição do Prêmio Esdras de Ensino do Direito

04 Maio 2020
FGV Direito SP lança 3ª edição do Prêmio Esdras de Ensino do Direito

A Escola de Direito de São Paulo recebe inscrições  para a 3ª edição do Prêmio Esdras Borges Costa de Ensino do Direito. A premiação foi criada em 2014 para dar visibilidade, ampliar a repercussão e facilitar acesso a materiais didáticos que privilegiem o protagonismo do aluno dentro do processo de ensino e aprendizagem do Direito, além de incentivar docentes e instituições de ensino a experimentar, divulgar e debater experiências concretas de ensino jurídico participativo e contribuir para a constante qualificação do ensino jurídico no país. Os interessados devem inscrever seus projetos até o dia 30 de maio.

Nesta 3ª edição, o prêmio principal será de R$ 5.000,00 (valor bruto). As iniciativas também poderão ser premiadas com a inclusão no Banco de Materiais de Ensino Jurídico Participativo, que coloca à disposição da sociedade dinâmicas de aula que empregam o ensino jurídico participativo.

A comissão julgadora do Prêmio Esdras levará em conta o grau de protagonismo alcançado pelos alunos no processo de aprendizagem, o diálogo com o contexto social, o ineditismo e a criatividade envolvidos na atividade, o planejamento didático-pedagógico, a interface com outras disciplinas, o potencial de difusão e replicação do material didático e a adequação dos materiais, inclusive tecnológicos, utilizados como apoio ao processo de aprendizagem.

Ele se destina a professores que lecionam disciplinas jurídicas em cursos de Direito ou de outras áreas de conhecimento no Brasil, tanto de graduação quanto de pós-graduação e em cursos de curta duração. O prêmio abrange qualquer atividade de ensino participativo que tome o aluno como o principal agente da sua própria aprendizagem.

Para mais informações e inscrições, acesse o site.