FGV Direito SP lança Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação

19 Setembro 2018
FGV Direito SP lança Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação

Aliar modernas metodologias de ensino e dialogar com os mais recentes avanços da tecnologia e seus impactos no ensino do Direito são uma das missões da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas. Para isso, a FGV Direito SP promoveu a fusão entre o Grupo de Ensino e Pesquisa em Inovação (GEPI), braço da Escola dedicado ao debate sobre a relação entre o Direito e Novas Tecnologias, e o Núcleo de Metodologia de Ensino (NME), braço dedicado à formação docente, metodologia de ensino e ao desenvolvimento de estratégias de ensino para habilitar os alunos às exigências profissionais do século XXI, formando o Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI).

O CEPI estuda os impactos das novas tecnologias na sociedade brasileira, com foco especial nos desafios jurídicos originados dessas transformações em diferentes setores e na exigência de formação de novos profissionais com prática jurídica, entre outros tópicos pertinentes. As atividades do Centro visam promover a expansão da inserção de debates sobre direito e novas tecnologias nos currículos de cursos jurídicos de graduação e pós-graduação; a intensificação dos impactos gerados pela pesquisa realizada dentro da instituição; e a qualificação de debates públicos, decisões judiciais, leis e regulamentos relacionados à agenda do Direito e Novas Tecnologias.

Para Oscar Vilhena Vieira, diretor da FGV Direito SP, a iniciativa concilia a entrada de novas tecnologias no cotidiano dos advogados com a necessidade de se ensinar aos futuros profissionais habilidades, competências e metodologias modernas para prepará-los para os desafios que estão chegando. “Tal esforço incentiva uma maior cooperação dentro da universidade”, explicou, durante a cerimônia.

O lançamento oficial do Centro ocorreu na FGV DIREITO SP no dia 12 de setembro. Na ocasião, os coordenadores, a direção e o conselho acadêmico apresentarão as pesquisas e os projetos de ensino conduzidos e explicarão os próximos passos do CEPI, mostrando possíveis linhas de pesquisa futuras e negociações de parcerias.