FGV e Exército concluem formação em Política, Estratégia e Alta Administração
Parceria de 27 anos entre FGV e Exército forma líderes com visão estratégica e foco em inovação

A FGV e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) realizaram, no dia 23 de outubro, a cerimônia de diplomação dos 34 oficiais-alunos da 27ª edição do MBA Executivo em Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEx).
A cerimônia foi realizada na sede da FGV, no Rio de Janeiro, no Auditório Engenheiro M.F. Thompson Motta, 12º andar, e contou com a participação, na mesa de honra, do professor Bianor Scelza Cavalcanti, coordenador acadêmico do MBA CPEAEx; do General de Brigada Mario Eduardo Moura Sassone, comandante da ECEME; do professor Antônio Freitas, pró-reitor de ensino, pesquisa e pós-graduação da FGV; do professor Luiz Ernesto Migliora Neto, diretor executivo da FGV Educação Executiva; e do Coronel Glauber Netis, chefe da Seção de Política e Estratégia da ECEME.
Durante a abertura, o professor Bianor Scelza Cavalcanti ressaltou que o MBA CPEAEx representa uma das mais sólidas cooperações acadêmicas entre a FGV e as Forças Armadas:
“Ao longo de quase três décadas, essa parceria tem contribuído para a formação de líderes militares capazes de aliar visão estratégica, capacidade de gestão e compromisso com o desenvolvimento nacional. A qualidade dos coronéis formados é um reflexo da excelência dessa colaboração entre a FGV e o Exército Brasileiro”.
O professor Luiz Ernesto Migliora Neto destacou a importância da parceria e da constante atualização de seu programa frente ao advento de novas tecnologias disruptivas:
“Há 27 anos iniciamos esta longeva parceria com a ECEME e, todo ano, há uma preocupação com a atualização contínua de seu programa, principalmente nos dias de hoje, com a Inteligência Artificial. A FGV proporciona este tipo de oportunidade e conhecimento em um mundo de constante mudança”.
Representando a turma, a Tenente-Coronel Katia Menna Barreto compartilhou sua experiência como a primeira oficial feminina a concluir o curso:
“É com grande emoção e responsabilidade que tive a oportunidade de ser a primeira oficial do segmento a fazer o CPEAEx. O curso agrega uma nova visão aos profissionais, para que possam trabalhar na área de gestão com um olhar inovador. Sou médica neurocirurgiã e me sinto muito orgulhosa em fazer parte desta turma.”
Fruto de uma parceria que a FGV mantém com a ECEME desde 1999, o MBA Executivo em Política, Estratégia e Alta Administração do Exército é destinado a coronéis selecionados por mérito, tendo como objetivo capacitar gestores militares a enfrentar desafios organizacionais e administrativos inerentes às suas funções, bem como habilitá-los para o assessoramento aos mais altos escalões das Forças Singulares, do Ministério da Defesa e de Órgãos do Poder Executivo.
O programa é realizado pelo FGV in Company e já formou mais de 1.078 coronéis, sendo que 163 destes foram promovidos ao Generalato, alguns dos quais assumiram papéis de destaque em áreas estratégicas de governo e da formulação de políticas públicas no país."
Leia também