FGV e Exército concluem formação em Política, Estratégia e Alta Administração

A FGV e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) realizaram, no dia 21 de novembro, a cerimônia de diplomação dos 43 oficiais-alunos da 24ª edição do MBA Executivo em Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEx) e dos 12 oficiais-alunos da 7ª edição do MBA do Curso Internacional de Estudos Estratégicos (CIEE).
A cerimônia foi realizada na ECEME, no Auditório Duque de Caxias, e contou com a participação do comandante da ECEME, General Sergio Martins, e do prof. Bianor Cavalcanti, coordenador acadêmico do MBA CPEAEx, representando também o presidente da FGV, professor Carlos Ivan Simonsen Leal, e o coordenador acadêmico do MBA do CIEE, professor Nivaldo Machado, que não puderam estar presentes.
O evento também contou com a presença do Chefe da Seção de Política e Estratégia da ECEME, Cel. Rafael Almeida; do coordenador adjunto do MBA CPEAEx, Guilherme Marques; do coordenador da assistência técnico-acadêmica da FGV junto ao Instituto Meira Mattos da ECEME, André Coelho; e do assessor para assuntos de Defesa da FGV, Evandro Vaz.
Fruto de uma parceria que a FGV mantém com a ECEME desde 1999, o MBA Executivo em Política, Estratégia e Alta Administração do Exército é destinado a coronéis selecionados por mérito, tendo como objetivo capacitar gestores militares a enfrentar desafios organizacionais e administrativos inerentes às suas funções, bem como habilitá-los para o assessoramento aos mais altos escalões das Forças Singulares, do Ministério da Defesa e de Órgãos do Poder Executivo.
O programa já formou mais de 960 oficiais, tendo habilitado 186 destes ao exercício de cargos e funções de generalato, alguns dos quais assumiram papéis de destaque em áreas estratégicas de governo e da formulação de políticas públicas no país.
O MBA do Curso Internacional de Estudos Estratégicos, por sua vez, é realizado desde 2015, voltado para oficiais superiores do Exército Brasileiro e de nações amigas. Inteiramente desenvolvido em inglês, o programa desponta como uma importante contribuição em prol das ações estratégicas de inserção internacional do país, tendo formado oficiais superiores oriundos de mais de 20 países.
Notícias relacionadas
- Administração01/06/2023
- Administração31/05/2023
- Administração30/05/2023