FGV e fundação do Catar assinam acordo para desenvolver pesquisas e estudos
A Fundação Getulio Vargas (FGV) e a Education Above All Fundation (EAA), do Catar, firmaram acordo de cooperação para desenvolver pesquisas e estudos com foco na educação de crianças e jovens em idade escolar que estão fora da escola ou em situação de vulnerabilidade social. O trabalho vai abranger a América Latina e, em especial, o Brasil. Os resultados produzidos serão compartilhados com gestores públicos e profissionais da educação.
A assinatura ocorreu durante as atividades do Dia Internacional para Proteger a Educação de Ataques, realizadas em Doha com a presença de chefes de estado, profissionais e especialistas da educação de todo o mundo. As ações da FGV serão coordenadas pela Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais (FGV DGPE), representada pelo superintendente de Negócios e Relações Internacionais, Emílio Munaro. Pela EAA, o acordo de cooperação foi assinado pelo CEO Fahad Al-Sulaiti.
EAA
A Education Above All, fundação privada criada, em 2012, pela sheika Mozah Bint Nasser, apoia projetos voltados à promoção do desenvolvimento humano, social e econômico em 60 países. No Brasil, a parceria com a FGV foi formalizada em outubro de 2023 com a assinatura de acordo de cooperação para troca de informações e conhecimentos na área de educação. Em novembro, a FGV DGPE foi convidada a integrar o Observatório de Políticas Públicas Educacionais, anunciado pela fundação durante a 11ª WISE Summit, que reuniu especialistas em educação para discutir “Fluência Criativa: O Florescimento Humano na Era da IA”.
Parceria em andamento
Em Doha, a FGV DGPE e a Education Above All também avaliaram a organização do Seminário “Catalisando Mudanças: O Papel da Educação na Construção de um Futuro Justo e Sustentável em Conformidade com as Prioridades do G20 no Brasil”, organizado em parceria com a Rede de Fundações que trabalham para o Desenvolvimento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE netFWD). O evento será realizado na sede da FGV, no Rio de Janeiro, em 19 de novembro. Ele é parte da programação paralela da Reunião de Cúpula do G20. O seminário busca reforçar o papel da educação na abordagem de ambientes como mudanças do clima, promoção da saúde pública e alcance dos objetivos da cúpula do G20.
Notícias relacionadas
- Relações Internacionais13/09/2024
- Relações Internacionais04/09/2024
- Relações Internacionais03/09/2024