FGV e Sorbonne: Programa de intercâmbio leva estudantes a uma das melhores universidades do mundo
26 estudantes da FGV no Rio de Janeiro e em São Paulo acabam de regressar da 12° edição do Programa FGV Sorbonne “Cultura europeia: herança e modernidade”. A ação refere-se a um intercâmbio acadêmico firmado com a Universidade de Paris-Sorbonne, uma das melhores instituições de ensino superior da Europa.
Os alunos também são preparados com aulas de francês (é necessário que frequentem assiduamente) para poderem participar do programa. Eles passam seis semanas em Paris imersos em uma formação em artes e humanidades, com palestras, atividades culturais e visitas, encontros profissionais e máster classes. Geralmente ocorre nos meses de janeiro e fevereiro, e ao final, ganham um certificado pela universidade.
Segundo a professora Charlotte, responsável pelo Programa, muitos alunos consideram entrar na FGV já de olho nesse programa, sem contar aqueles que participam e voltam ao país depois para fazer mestrado-sanduíche ou doutorado.
Desde 2010, 236 estudantes participaram deste programa e 53 realizaram intercâmbios com a França ou países francófonos depois. O Programa é voltado para alunos de graduação de todas as Escolas do Rio e de São Paulo, entre o 3º e 6º período, a partir de um processo seletivo que inclui avaliação de CR (só os melhores são selecionados, baseado no mérito acadêmico).
Os cursos contemplados para o programa são:
Rio de Janeiro
- Economia (FGV EPGE)
- Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE)
- Ciências Sociais (FGV CPDOC)
- Ciência de Dados e Matemática Aplicada (FGV EMAp)
- Direito (FGV Direito Rio)
São Paulo
- Direito (FGV Direito SP)
- Relações Internacionais (FGV RI)
- Economia (FGV EESP)
- Administração de Empresas (FGV EAESP)
A turma que está voltando agora é formada por selecionados de 2020 que não puderam embarcar devido à pandemia, junto com os selecionados de 2022. Os estudantes regressaram felizes e orgulhosos desta experiência, que abriu novas perspectivas profissionais e acadêmicas.
A coordenação geral fica a cargo de Marieta de Moraes Ferreira (editora-executiva da FGV Editora, pesquisadora e professora de História, especialista na área de História do Brasil República). Como responsável do Programa, Charlotte Riom (professora adjunta da FGV, onde ministra aulas neste Programa de Intercâmbio).
Notícias relacionadas
- Institucional10/10/2024
- Institucional04/10/2024
- Institucional03/10/2024