FGV e Valor Econômico firmam parceria inédita para oferta de cursos em Educação Executiva

Com o nome de Master Class: Executivos de Valor, o curso visa preparar os profissionais para liderar as transformações necessárias nas empresas.
04 Agosto 2022

A FGV Educação Executiva estabeleceu acordo com o Valor Econômico para disponibilizar ao mercado um conjunto de cursos inovadores em educação executiva. A parceria integra a destacada competência da FGV em prover cursos de formação de gestores e líderes, com a visão privilegiada dos desafios de mercado do maior jornal de negócios do país.

O primeiro curso da parceria será lançado em breve. Com o nome de Master Class: Executivos de Valor, o curso visa preparar os profissionais para liderar as transformações necessárias nas empresas, diante de um cenário de negócios mais volátil e incerto.

Com uma abordagem objetiva e dinâmica, o programa de curta duração contará com professores da FGV e executivos de destaque no cenário nacional, escolhidos dentre os vencedores da premiação ‘Executivo de Valor’, que já contabiliza 22 edições e destaca anualmente os melhores líderes do país em seus setores de atuação.

Master Class: Executivos de Valor - Enfoque em liderança e transformação do cenário de negócios

No mundo pós-pandemia, líderes e gestores se veem pressionados a desenvolver novos modelos de trabalho, gerenciar uma força de trabalho mais descentralizada e entregar valor seguindo as diretrizes ESG, na transição para uma nova economia de baixo carbono e mais digital. Ao mesmo tempo, precisam fazer tudo isso entregando eficiência, cuidando das pessoas e aumentando competitividade e produtividade.

Também é esperado que esses profissionais estejam mais aptos e com conhecimento mais sólido para conduzir e alavancar suas carreiras como gestores, considerando os novos valores e princípios que guiam a liderança no século 21, bem como os preceitos que movem a nova economia digital.

Para enfrentar a complexidade do cenário econômico, social e dos negócios, é necessária uma mentalidade de aprendizado contínuo. A pandemia acelerou as mudanças na organização do trabalho e exige das lideranças posicionamento, ativismos e cuidado com o outro. Precisamos nos deslocar do “eu” para o “nós “, com a consciência de que somos responsáveis pelo planeta. Todas essas tendências que impactam a gestão de pessoas serão debatidas por professores e executivos, diz Maria José Tonelli, coordenadora do Núcleo de Estudos em Pessoas e Organizações (NEOP) da FGV EAESP e coordenadora acadêmica do programa pela FGV.

Segundo Stela Campos, editora de Carreira do Valor, uma das idealizadoras do projeto e coordenadora do programa pelo Valor, "criar esse curso nos dá a oportunidade de compartilhar, agora em um ambiente educacional, o conhecimento acumulado há 20 anos pelo Valor na cobertura diária sobre gestão de pessoas e negócios. A participação dos Executivos de Valor é uma oportunidade para que os alunos aprendam diretamente com que está à frente das maiores empresas do país, líderes reconhecidos na premiação anual do jornal pela forma como conduzem os negócios e inovam. Ter a FGV como parceira nesse projeto desafiador é um privilégio”

Sobre o programa

O Master Class: Executivos de Valor será realizado em formato live (com conteúdo síncrono e online) e terá carga horária de 64 horas.

Em cada tema que compõe o programa, professores da FGV vão conduzir reflexões, aprofundar conceitos e realizar atividades práticas, que levarão os participantes a potencializar suas competências de liderança. No final de cada tema, um Executivo de Valor selecionado vai compartilhar, em evento online ao vivo, cases, experiências e mostrar como lida, na prática, com diversos dilemas em termos de gestão de talentos, agenda ESG e novos negócios e modelos de trabalho, entre outros temas.

Além das interações ao vivo, os participantes contarão com uma curadoria de materiais de suporte ao aprendizado (vídeos, podcasts, artigos, etc.) realizada pela equipe da FGV e do Valor Econômico, bem como com o acesso às bibliotecas e bases de conteúdo da FGV e do Valor Econômico.

Público-alvo

O programa é direcionado a profissionais com experiência inicial em gestão ou em fase de preparação para desafios maiores e que, por isso, estejam interessados em desenvolver competências e habilidades da nova economia digital.

É recomendado que os participantes tenham formação em nível superior em áreas como administração, engenharia, economia, contabilidade, ciências da computação, direito, psicologia, ciências sociais, dentre outras, desde que o profissional esteja perseguindo uma carreira no campo da gestão.

Próximos passos da parceria

O propósito da parceria não se limita ao lançamento deste curso. Trata-se da combinação de competências e esforços para disponibilizar, nos próximos meses, outros programas de formação e aperfeiçoamento sintonizados com os desafios contemporâneos do ambiente de negócios.