FGV Editora: Livro sobre a formação do Estado brasileiro é finalista do 9º Prêmio ABEU

A Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) realiza nesta sexta, 17 de novembro, a cerimônia de premiação do 9º Prêmio ABEU. A FGV Editora é finalista na categoria Ciências Humanas, com a obra Império em disputa: coroa, oligarquia e povo na formação do Estado brasileiro (1823-1870).
De autoria dos professores Thiago Krause e Rodrigo Goyena Soares, o livro faz parte da Coleção Por outra história do Brasil e analisa a fundação do Império do Brasil. A proposta é apresentar uma nova síntese historiográfica sobre este período, voltada tanto aos especialistas como ao público leitor mais amplo.
A obra está ordenada cronologicamente e analisa o processo de estruturação política do Império e as múltiplas contestações sofridas até sua consolidação, em simbiose com o café. Trata-se de um período de intensos conflitos, em que constrangimentos materiais, tendências ideológicas, pressões internacionais, divisões regionais e mobilizações subalternas empurraram o país em direções diferentes, até um projeto vitorioso.
Sobre o prêmio ABEU
O Prêmio ABEU visa distinguir, anualmente, as melhores edições universitárias no âmbito do conhecimento científico e acadêmico, bem como a realçar o projeto gráfico mais acurado.
A proposta é incentivar a qualificação das edições das casas editoras universitárias, bem como fomentar a produção técnico-científica, em relação tanto à excelência dos conhecimentos veiculados pelos títulos quanto à concepção estética das edições.
O evento de premiação do 9º Prêmio ABEU será realizado no dia 17 de novembro, das 18h às 21h, no teatro da Unibes Cultural, Rua Oscar Freire, 2.500, São Paulo, SP.
Notícias relacionadas
- Institucional24/11/2023
- Institucional21/11/2023
- Institucional14/11/2023