FGV EESP Clear é um dos organizadores da Semana de Avaliação gLOCAL

Com mais de 250 eventos no mundo todo, a iniciativa será entre os dias 1º e 5 de junho e tem a finalidade de promover o compartilhamento de conhecimento na área de Monitoramento e Avaliação (M&A)
29 Maio 2020
FGV EESP Clear é um dos organizadores da Semana de Avaliação gLOCAL

O Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para o Brasil e a África Lusófona da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP Clear) é um dos organizadores da Semana de Avaliação gLOCAL. O evento, organizado pelo Grupo de Avaliação Independente do Banco Mundial em parceria com os seis centros Clear será online, entre os dias 1º e 5 de junho.

A iniciativa é um programa global que une instituições acadêmicas, profissionais, terceiro setor e governo, para fomentar técnicas, conhecimento e compartilhar pesquisas sobre Monitoramento & Avaliação em políticas e programas sociais em países em desenvolvimento.

Confira abaixo mais informações sobre as mesas com participação da FGV:

Panorama do Ecossistema de Investimentos de Impacto Social

• Data: 01/06
  • Horário: 10h

A mesa tem como objetivo apresentar o panorama do ecossistema de investimentos e negócios de impacto social no Brasil. Será discutido o conceito de impacto social, assim como as técnicas de mensuração utilizadas na área. Participam do debate Lycia Lima, professora do FGV EESP Clear; Célia Cruz (Instituto de Cidadania Empresarial); Felipe Vignoli (Lab de Inovação Financeira); Jéssica Rios (Vox Capital); e Sérgio Lazzarini (InsperMetricis).

Uso da triangulação de métodos como forma de avaliação de programas federais: o exemplo do programa ‘Água para Todos’

• Data: 02/06
  • Horário: 14h

O painel consistirá em apresentar e discutir a metodologia e os resultados da avaliação do programa Água para Todos, estudo feito pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas (FGV DAPP), que se valeu de uma estratégia multidisciplinar e triangulada de metodologias de pesquisa social, utilizando os cinco critérios de avaliação definidos pela OCDE — relevância social, eficácia, eficiência, efetividade e sustentabilidade.

Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas na África Lusófona

• Data: 03/06
  • Horário: 9h

Com a proposta de compartilhar e fortalecer boas práticas de Monitoramento e Avaliação (M&A), o evento proporciona um debate sobre as estratégias aplicadas no desenvolvimento da capacidade de avaliação e na contribuição para a formação de um ecossistema de M&A na África Lusófona, a partir das experiências de Cabo Verde e Moçambique.

Hub Clear de evidências Covid-19: contribuições para o enfrentamento da pandemia

• Data: 04/06
  • Horário: 14h

O Painel tem como objetivo o lançamento do Hub de Evidências Covid-19, idealizado pelo FGV EESP Clear, lançando luz sobre desafios atuais e futuros para as políticas públicas, trazidos pela pandemia. Participam do evento André Portela (FGV EESP Clear), Lorena Barberia (USP e Rede de Pesquisa Solidária), Maurício Barreto (CIDACS/Fiocruz), Ricardo Paes de Barros (Insper) e Rudi Rocha (FGV e IESPS).

A relação completa de eventos que serão realizados pela iniciativa está disponível no site.