FGV EPGE tem três artigos aceitos em renomado periódico econômico internacional

A Econometrica é o periódico oficial da Econometric Society, uma das mais influentes associações acadêmicas na área de economia.
16 Julho 2019
FGV EPGE tem três artigos aceitos em renomado periódico econômico internacional

A EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV EPGE) teve três artigos aceitos na revista Econometrica no biênio 2018-2019. A publicação é o periódico oficial da Econometric Society, uma das mais influentes associações acadêmicas na área de economia. O veículo traz, em cada edição, contribuições fundamentais em temas de teoria econômica, economia matemática e métodos quantitativos em economia.

Os artigos publicados pelo periódico caracterizam-se pela inovação e rigor metodológico, antecipando e pautando os tópicos que dominarão a agenda de debates acadêmicos. As recentes publicações dos professores da FGV EPGE neste periódico reforçam o posicionamento da agenda de pesquisa da Escola na fronteira do conhecimento econômico, em diálogo com os principais centros de excelência internacionais.

O artigo "General Equilibrium with Uncertainty Loving Preferences", de autoria do professor Aloisio Araújo e publicado na edição de setembro de 2018, apresenta uma importante inovação ao provar a existência de equilíbrio nos mercados de bens e serviços de uma economia mesmo quando agentes econômicos não tomam decisões baseadas em "escolhas racionais", conforme definidas pela teoria econômica clássica. O artigo introduz, assim, conceitos recentes da economia comportamental no contexto de um modelo de equilíbrio geral da economia.

O artigo "Coalitional Expected Multi-Utility Theory", de autoria do professor Kazuhiro Hara e publicado online no site do periódico em maio de 2019, investiga a estrutura de preferências de consumidores caracterizados pela racionalidade limitada, ou seja, consumidores que precisam tomar decisões sem conhecerem todas as informações relevantes.

Por fim, o artigo "An Equilibrium Model of the African HIV/AIDS Epidemic", de autoria do professor Cezar Santos e recém-aceito para publicação no periódico, fornece um modelo econômico que permite avaliar sob quais condições políticas públicas de combate a HIV/AIDS serão eficazes em alcançar sua meta de redução da epidemia.

Para mais informações sobre as publicações da FGV EPGE, acesse o site.