FGV firma parceria com a Escola de Guerra Naval para formação de oficiais em Gestão Estratégica
A FGV e a Escola de Guerra Naval (EGN) realizaram, no dia 05 de março, a cerimônia de celebração de parceria voltada à formação de oficiais da Marinha do Brasil em Gestão Estratégica. A solenidade foi realizada no salão nobre da presidência da FGV, onde estiveram presentes o diretor da EGN, Contra-Almirante Garriga e o presidente da FGV, professor Carlos Ivan Simonsen Leal.
Integraram a comitiva da EGN o superintendente de ensino Contra-Almirante Wieland; o vice-diretor da Escola, comandante Ribeiro; e o encarregado do Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM), comandante Sousa.
Da parte da Fundação, estiveram presentes o ex-comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa; o professor Irapoan Cavalcanti; e a Diretora de Tecnologia da Informação, Contra-Almirante Luciana Marroni.
O Curso de Extensão em Gestão Estratégica irá compor a grade curricular do Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM) da Escola de Guerra Naval, curso de mais alto nível da Marinha e requisito para a promoção ao posto de Contra-Almirante.
Destinado a Capitães de Mar e Guerra selecionados por mérito, o C-PEM visa capacitar seus oficiais-alunos a analisarem, com propriedade, os arranjos de Forças atuais e as necessidades futuras da Marinha para o atendimento da Política de Defesa Nacional.
Desta forma, os Oficiais-Alunos, ao longo do Curso, elaboram a análise da conjuntura internacional, a análise da conjuntura nacional, o conceito estratégico naval decorrente e as capacidades que a Marinha deve possuir para o atendimento dos objetivos de defesa.
Nesse sentido, a parceria firmada entre a FGV e a EGN contribui diretamente para o permanente preparo e qualificação do capital humano da Marinha do Brasil, em plena consonância com as diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Defesa face aos prementes desafios da defesa nacional e o atendimento das necessidades operacionais das Forças.
A iniciativa fortalece a posição da FGV como Empresa Estratégica de Defesa, em sua atuação em prol da produção, ensino, pesquisa aplicada e realização de atividades técnicas voltadas à segurança nacional, culminando na formação acadêmica e profissional de mais de 6.300 Oficiais das Forças Armadas, dos quais 200 atingiram o Generalato.
Notícias relacionadas
- Administração10/09/2024
- Administração09/09/2024
- Administração05/09/2024