FGV firma parceria com Governo Federal para criação e implantação de indicadores sociais
Esse trabalho permitirá o acompanhamento da evolução recente da população brasileira mais vulnerável, assim como apoiar o MDS na correção de políticas públicas existentes.
Foto: Roberta Aline / MDS
A Fundação Getulio Vargas e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) oficializaram nesta segunda, 27 de novembro, acordo que a FGV elabore uma metodologia para criação e implantação de indicadores sociais e para a realização de estudos e avaliações de programas do MDS. O documento foi assinado pelo presidente Carlos Ivan Simonsen Leal e pelo ministro Wellington Dias.
A partir desse acordo, a FGV assume os seguintes compromissos:
- Elaboração de metodologia para criação e implantação de indicador unidimensional de pobreza e desigualdade (indicador síntese monetário);
- Elaboração de metodologia para criação e implantação de indicador multidimensional de pobreza;
- Realização de estudos e análises de programas do Ministério;
- Apoio na estruturação e integração das bases de dados do Ministério.
Esse trabalho permitirá o acompanhamento da evolução recente da população brasileira mais vulnerável, assim como apoiar o MDS na correção de políticas públicas existentes.
“Hoje tivemos esse privilégio de celebrar mais uma parceria. Dessa vez, para que o Brasil tenha um indicador monetário e da pobreza, com o qual a gente possa medir sobre a realidade do Brasil, em cada estado”, destacou o ministro Wellington Dias.
Já o presidente da FGV, professor Carlos Ivan Simonsen Leal, enfatizou a oportunidade de a Fundação colaborar, em mais um projeto, para a elaboração de políticas públicas que colaboram de forma efetiva para o desenvolvimento do país.
“Eu espero que a contribuição da Fundação Getulio Vargas venha a contento para atender aos desígnios do governo e às necessidades do nosso Brasil”, destacou.
Além do ministro Wellington Dias, o MDS foi representado no encontro que formalizou o acordo pelo secretário de Inclusão Socioeconômica, Luiz Carlos Everton, e assessores do Ministério. Pela FGV, além do presidente Carlos Ivan Simonsen Leal, participaram do encontro o diretor executivo da FGV Projetos, Luiz Carlos Duque, o gerente executivo da FGV Projetos, Luiz Gustavo Barbosa e o diretor da FGV Social, Marcelo Neri.
Leia também