FGV homenageia professor Bianor Cavalcanti por sua contribuição acadêmica

Diretor da FGV EBAPE em três oportunidades distintas: de 1986 a 1992; de 1996 a 1999; e entre 2000 e 2008, totalizando 17 anos à frente do comando da Escola. Ele também exerceu outras funções diretivas de destaque, a exemplo da então Diretoria de Administração da FGV e, enfim a Diretoria Internacional (FGV DINT)
15 Janeiro 2020
FGV homenageia professor Bianor Cavalcanti por sua contribuição acadêmica

A Fundação Getulio Vargas realizou, no dia 20 de dezembro, um almoço em homenagem ao professor Bianor Scelza Cavalcanti por sua inestimável e destacada contribuição à FGV. Docente na FGV por 48 anos, ele também foi diretor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE) e ocupava, até 2019, o cargo de Diretor Internacional (FGV DINT).

Além do presidente da FGV, professor Carlos Ivan Simonsen Leal, que conduziu a homenagem ao professor Bianor Cavalcanti, o evento contou com a participação de conselheiros, diretores de outras Escolas e Unidades, parceiros civis e militares, bem como professores, ex-alunos e familiares que participaram da trajetória do docente na FGV.

Essa trajetória foi iniciada em 1968, quando Cavalcanti ingressou na FGV para cursar Administração na então Escola Brasileira de Administração Pública (FGV EBAP). Desde então, o professor manteve vínculo ininterrupto com a FGV, onde atuou na formação de novos gestores desde 1971. Assumiu a direção da FGV EBAP em três oportunidades distintas: de 1986 a 1992; de 1996 a 1999; e entre 2000 e 2008, totalizando 17 anos à frente do comando da Escola, que se tornaria, em 2002, a FGV EBAPE. Os bons resultados de sua gestão culminariam na liderança nacional da FGV EBAPE no ranking do Índice Geral de Cursos (IGC) de 2009, indicador de qualidade do MEC construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição de ensino no país.

Cavalcanti também exerceu outras funções diretivas de destaque, a exemplo da então Diretoria de Administração da FGV. E enfim, em 2009, abraçou o desafio de colaborar para a internacionalização da FGV, na recém-criada Diretoria Internacional (FGV DINT).

Reconhecido internacionalmente pela comunidade acadêmica, Cavalcanti também se destacou ao longo de sua trajetória pela atuação em importantes conselhos curadores e conselhos consultivos, além de sua vasta produção acadêmica publicada no Brasil e no exterior. Sua ampla experiência nacional e internacional em ensino, pesquisa e consultoria nas áreas de administração pública e políticas públicas o credenciou para presidir a International Association of Schools and Institutes of Administration (IASIA) de 2016 a 2019.

Doutor em Administração e Políticas Públicas pela Virginia Polytechnic Institute and State University (EUA), Mestre em Administração Pública pela University Of Southern California (EUA) e bacharel em Administração pela FGV EBAPE, o professor Bianor Cavalcanti construiu, ao longo de mais de 40 anos, uma carreira sólida e solidária no campo da Administração Pública, contribuindo para o fortalecimento do papel dessa área.