FGV lança programa de Doutorado com foco em Direito e Desenvolvimento

O novo programa foi estruturado para atender à crescente demanda por formação de pesquisadores com capacidade para lidar com questões do Direito e singularidades de um contexto institucional de um país em desenvolvimento.
05 Junho 2019
FGV lança programa de Doutorado com foco em Direito e Desenvolvimento

A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito SP) oferece, pela primeira vez, um Programa de Doutorado Acadêmico, na linha de pesquisa Direito e Desenvolvimento. No próximo dia 19 de junho será realizado m café da manhã de apresentação das linhas de pesquisa do Doutorado e também do Mestrado Acadêmico. Ambos os processos seletivos recebem inscrições até o dia 2 de agosto.

O novo programa de Doutorado foi estruturado para atender à crescente demanda por formação de pesquisadores com capacidade para lidar com questões do Direito e singularidades de um contexto institucional de um país em desenvolvimento. Segundo o professor Mario Schapiro, coordenador do programa, a aprovação do Doutorado pela Capes completou um ciclo de programas voltado à formação de pesquisadores empenhados em refletir e produzir pesquisas de relevância que respondam a desafios contemporâneos no que se refere ao desenvolvimento do país.

Para atingir esse objetivo, o programa de Doutorado Acadêmico da FGV Direito SP oferecerá uma formação com base em três pilares: sólido fundamento teórico em Direito, interdisciplinaridade e enfoque empírico. “A área de concentração em Direito e Desenvolvimento é reconhecida em diversos centros de pesquisa ao redor do mundo e se dedica, sobretudo, ao estudo das relações entre o campo jurídico e os processos de desenvolvimento político, econômico e social”, explica Schapiro.

Tanto o Doutorado quanto o Mestrado Acadêmico foram concebidos para estudantes que queiram participar de uma experiência acadêmica inovadora no Brasil. As vagas podem ser preenchidas por titulares de diploma de Graduação na área de Direito ou outras áreas afins, como Ciências Sociais, Economia e Administração (no caso do Mestrado Acadêmico) e de diploma de Mestrado (no caso do Doutorado).

Para mais informações sobre os processos seletivos e inscrições, acesse o site.