FGV Management Rio promove aula magna com Marcelo Neri e Leonardo Pereira, da GOL

Institucional
07 Abril 2011

O FGV Management Rio promoveu, na última segunda-feira (04/04), a aula magna dos cursos de MBA e Pós-Graduação do primeiro semestre de 2011. Com o tema ?Perspectivas de Crescimento do Brasil: Inclusivo, Sustentável??. O evento, que aconteceu no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, reuniu aproximadamente 500 participantes, que assistiram a palestras do economista-chefe do Centro de Políticas Sociais (CPS-FGV), Marcelo Neri, e do CFO da GOL Linhas Aéreas, Leonardo Pereira. As palestras foram seguidas de um debate mediado pelo editor-chefe e apresentador da GloboNews, o jornalista Guto Abranches. A aula magna, que contou ainda com a participação do superintendente do FGV Management Rio, Mario Pinto, e do assessor da Presidência da FGV, Sandoval Carneiro Júnior, foi transmitida ao vivo para 120 alunos da unidade Barra da FGV, que puderam acompanhar as apresentações de Marcelo Neri e Leonardo Pereira, que falaram, respectivamente, sobre o surgimento da nova classe média e o recente crescimento do setor de aviação no Brasil. Para Mario Pinto, o Brasil está seguindo, cada vez mais, o caminho do investimento em educação, fenômeno que se reflete no aumento pela procura de MBAs, estimulada pela busca de maior qualificação profissional. ?Com a economia brasileira mais competitiva, surge a obrigatoriedade de se ter uma mão de obra competente. Existe hoje no País uma premência por atualização. Há alunos nossos que já fizeram dois MBAs e agora já estão no terceiro curso. O aumento da complexidade de nossa economia, faz surgir esta demanda de maneira muito intensa?, pontuou o superintendente, para quem os cursos de MBA também devem acompanhar as exigências do mercado e equiparar-se aos padrões internacionais. ?Hoje, há demanda por cursos globais. Antes, havia uma extensão de 15 dias nos Estados Unidos, por exemplo. Era parte do curso que oferecíamos. Agora, o aluno entra no curso sabendo que vai passar três meses na Europa?, explicou Mario Pinto, referindo-se às parcerias internacionais que o FGV Management mantém com instituições de ensino da Europa e dos Estados Unidos. Na opinião do superintendente, o Brasil vive um momento de alterações profundas sob os aspectos econômico, cultural e social, opinião reforçada pelas exposições do pesquisador da FGV e do executivo da GOL. Segundo Leonardo Pereira, o objetivo da empresa sempre foi o de popularizar o transporte aéreo no Brasil, seguindo um modelo de baixo custo e de baixa tarifa, para alcançar o crescente mercado que surgiu com o crescimento do País. ?A nova classe média veio para ficar, sim?, atestou Marcelo Neri.