FGV marca presença em debate sobre os desafios do G20 no Brasil
O evento contou com a presença de vários especialistas do setor, incluindo Marcus Quintella, diretor do FGV Transportes.
Como preparar as cidades para os desafios climáticos e a promoção do bem-estar dos cidadãos? Esta foi a pergunta que norteou o evento “G20 no Brasil” realizado no dia 16 de maio no auditório da Editora Globo, no Rio de Janeiro. O evento contou com a presença de vários especialistas do setor, incluindo Marcus Quintella, diretor do FGV Transportes.
Estima-se que até 2050 a população urbana global aumente em 2,2 bilhões de habitantes, concentrando ainda mais pessoas nas cidades. Acelerado pelas mudanças climáticas, se torna urgente desenvolver processos e uma estrutura pensada no desenvolvimento de áreas como a social, da saúde e da tecnologia em centros urbanos para lidar com essas transformações.
O primeiro painel falou sobre “Que cidade queremos? Como financiar a transição energética justa e a melhoria de infraestruturas urbanas”. O segundo teve como pauta as “Cidades Inteligentes e desenvolvimento: como entregar o futuro aos cidadãos”.
Marcus Quintella ressalta a relevância de debates o tema das cidades inteligentes no Brasil, visto que não temos as infraestruturas urbanas preparadas para receberem todo a tecnologia disponível.
“Na área da mobilidade urbana, as cidades brasileiras carecem de uma rede de transportes abrangente, integrada física e tarifariamente, segura, competente e economicamente viável para os cidadãos, para que a inteligência tecnológica possa ser implantada e funcionar plenamente para oferecer os benefícios esperados. As calçadas, ciclovias, vias urbanas, estacionamentos, bicicletários também precisam receber investimentos para fazerem parte do contexto de uma cidade inteligente”.
Leia também